O Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem a natureza acadêmica interdisciplinar e os propósitos da capacitação e formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades multidisciplinares inerentes às áreas afins ao Programa.
Ademais, o Programa de Pós-Graduação TECCER, nos níveis de Mestrado e Doutorado, tem ainda por finalidade:
O TECCER propõe ampliar as perspectivas de análise, apresentando um caráter interdisciplinar, com enfoque no Cerrado, englobando diversas áreas do conhecimento: História, Geografia, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Teologia e Biologia.
O TECCER tem como foco principal o Cerrado brasileiro, concebido como um “domínio”, em que se entrecruzam história, natureza, cultura e sociedade. Desse modo, o objetivo do Programa é propor um estudo do Cerrado a partir de categorias teórico-metodológicas das ciências humanas e das ciências sociais, que dê conta de suas particularidades históricas, ambientais, culturais e sociais.
HISTÓRICO
Programa de Pós-graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado surgiu do esforço de pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás, envolvendo diversas áreas do conhecimentos, tais como História, Geografia, Economia, Arquitetura, Urbanismo, Sociologia, Teologia e Biologia, que, a partir de 2011, elaboraram uma proposta interdisciplinar de estudos sobre o Cerrado, no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. O APCN foi aprovado, no final de 2012, e as atividades acadêmicas iniciaram-se no início de 2013.
O PPGTECCER tem como foco o Cerrado, sob uma perspectiva epistemológica interdisciplinar. Visa à capacitação e à formação de profissionais para atuarem na Docência do Ensino Superior, na Pesquisa Científica e no desenvolvimento de atividades inerentes às áreas afins ao Programa. A proposta do curso resultou de um esforço de interação empreendido por professores/pesquisadores do quadro permanente da UEG, com formação em nível de doutorado e pós-doutorado, nas áreas de Economia, Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, História, Geografia, Teologia, Farmácia, Turismo e Biologia.
Sua missão é formar egressos, em nível de mestrado e doutorado, com capacidade de abordar, de modo crítico, o processo de modernização econômica, social, política e cultural do Cerrado. Os egressos deverão estar aptos a fazer a abordagem interdisciplinar desse que é o segundo maior Domínio Morfoclimático e Fitogeográfico do Brasil – não restrito aos limites institucionais das unidades da Federação – e, ainda, tratar o Cerrado sob a perspectiva interdisciplinar entre as áreas de História, Geografia e as ciências sociais aplicadas, entre outras. Além disso, o egresso do PPGTECCER deverá estar apto a fazer análises comparativas entre o Cerrado e outros domínios socioambientais brasileiros.
VISÃO
O PPGTECCER tem como visão a formação contínua, especializada e qualificada, a partir de conhecimentos e abordagens diversificadas sobre o Cerrado brasileiro, com vistas à excelência em pesquisa e preparação profissional de pessoas, como um espaço democrático e inclusivo de formação docente, discente e de pesquisadores das mais diversificadas áreas do conhecimento.