Arquivos e Fontes Para a História de Goiás
Ementa: Essa disciplina pretende abordar os temas relativos aos arquivos como espaço de memória; o método da pesquisa histórica; o saber histórico e sua relação com as fontes e os arquivos; arquivos oficiais, não oficiais, cartoriais e pessoais; o uso das fontes e sua importância para o trabalho historiográfico; a história de Goiás, os arquivos locais e as fontes para escrita da história regional.
Atividades de Orientação I
Acompanhamento do discente pelo orientador na fase final da produção textual.
Atividades de Orientação II
Acompanhamento do discente pelo orientador na fase final da produção textual.
Catolicismo e Modernidade nos Séculos XIX e XX.
Esta disciplina tem como escopo analisar o desenvolvimento da Igreja Católica no Brasil e na Europa ao longo dos séculos 19 e 20 em suas diversas abordagens culturais, históricas e sociológicas, tomando como ponto de partida as complexas relações entre o catolicismo e a consolidação do mundo moderno. Para tanto, a disciplina pretende abordar os diversos eventos e movimentos institucionais (ultramontanismo, Concílios Vaticano I e II) e para-institucionais (jansenismo, iluminismo católico, modernismo católico Teologia da Libertação, dentre outros), bem como o modo como tais movimentos lidaram com as transformações sociais e temporais dos séculos 19 e 20.
Conflitos Religiosos, Cristianismos e Relisgiões de Matriz Africanas
Ementa: Conflitos religiosos, cristianismos, religiões de matriz africana. Subsídios teóricos para a análise dos territórios, identidades e campos. Debates e escrita de artigo acadêmico.
Dissertação
Produção da Dissertação.
Estágio Docência
Desenvolvimento do Estágio Docência, obrigatório para todos os alunos bolsistas e optativo para os demais alunos.
Hierarquias sociais: classes, raças e estamentos
Ementa: Discussão teórica e conceitual sobre classe e estamento. Teoria dos grupos sociais subalternos. Raça e estratificação social. Estudos aplicados sobre hierarquização social. Significados da liberdade em sociedades escravistas. Liberdade e igualdade em sociedades pósemancipacionistas.
História, Cinema e sociedade
Ementa: Panorama dos principais movimentos cinematográficos mundiais. Cinema como produto social e industrial. Cinema como agente e objeto da História. Relações entre História, cinema, psicologia e mentalidade coletiva. Relações entre História, cinema e semiologia. Relações entre História, cinema e literatura. Cinema como prática e representação. Problematização e exercício prático de análise de filmes.
História da saúde e das doenças em Goiás - séculos XIX e XX
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo pensar o processo de construção do saber e do conhecimento médicos em diferentes contextos históricos; analisar o processo de constituição histórica da saúde e das doenças; refletir a organização das instituições, a formação de pesquisadores e profissionais, o estabelecimento de interações com espaços de construção de saber, pesquisa e ensino voltadas para a saúde.
História, Educação e Relações de Poder
Ementa: Economia, Política e Educação. História, Técnica e Ciência. História e Historiografia da Educação.Capitalismo, Tecnocracia e Educação. Relações de Poder na Sociedade Contemporânea.
História, Linguagens e Sociedade
Ementa: Reflexão acerca dos caminhos teórico-metodológicos que envolvem o ofício do historiador frente ao trabalho interdisciplinar em História, Linguagens e Sociedade, com foco no diálogo com a produção historiográfica pertinente as relações entre História & Literatura, História & Audiovisual, História & Fotografia, História & Música e História & Artes Plásticas.
Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Contemporâneas
Ementa: Introdução à perspectiva histórica e sociológica dos novos movimentos religiosos e das espiritualidades contemporâneas a partir do século XIX. Novas religiões e espiritualidades alternativas enquanto respostas às interpelações modernas à imaginação religiosa. Desregulamentação, destradicionalização e pluralização dos itinerários religiosos enquanto traço definidor da paisagem religiosa hodierna. O advento da Nova Era no século XX e seu lugar na
cultura religiosa do século XXI. Tipologia das novas religiões. Espiritualidades não institucionalizadas e individuação da fé. Culturas religiosas errantes e bricolagens. A constituição de redes espirituais. Relação entre religião e globalização na constituição do circuito global dos bens de salvação. Orientalismos religiosos desde o século XIX até nossos dias. As religiões do self. A reimaginação das tradições pré-cristãs e a constituição de neoxamanismos e neopanismos. Novas interfaces entre espiritualidades contemporâneas e a consciência ecológica.
Processo de formação do campo religioso Afro-Brasileiro: dos Candomblés à Umbanda
Ementa: A disciplina tem por objetivo analisar o longo processo de formação das principais religiões de origem africana que surgiram no Brasil. Primeiramente pretende-se explorar os traços das religiosidades dos povos africanos que para aqui foram trazidos como escravos, provenientes das culturas Banto, Jeje e Iorubás, e que começaram a se manifestar no período colonial (séc. XVII e XVIII) em práticas híbridas como as bolsas de mandingas, os calundus e a feitiçaria negra. A seguir passaremos à análise do processo de formação dos primeiros candomblés da Bahia no século XIX e do Tambor de Mina no Maranhão, suas características e sua luta contra a repressão da Igreja e do Estado. Por fim, estudaremos como este conjunto de religiosidades chegou ao Rio de Janeiro, formando as práticas religiosas que ficaram popularmente conhecidas na época como “macumbas” ou “baixo espiritismo”, devido à influência do espiritismo francês. Do seio destas práticas houve o surgimento, no início do século XX, da Umbanda, uma nova forma de religião híbrida. Para finalizar abordaremos ainda como estas religiões resistem até os dias atuais, e como elas se inserem no mercado religioso no Brasil atualmente.
Relações de Poder, Hegemonia e Ideologia
Ementa: Teoria, história e historiografia dos conceitos de “poder”, “hegemonia” e “ideologia”. Estudo das múltiplas formas de reconstrução das relações de poder e suas formas de expressão na
sociedade civil e no Estado. A imposição e afirmação da hegemonia e as formas de criação de consenso, bem como as formas anticonsensuais e contra hegemônicas. As formas de criação e disseminação das ideologias. Os embates pelo poder e pela hegemonia na história do Brasil recente.
Religião e Modernidade
Ementa: Introdução à perspectiva histórica e sociológica da paisagem religiosa moderna. Religião e teoria social em Durkheim, Weber, Luckman e Berger. Constituição da teoria da secularização esuas variações. A questão da secularização e as críticas à sua forma eurocêntrica e teleológica. Desregulamentação, destradicionalização e pluralização dos itinerários religiosos enquanto traço marcante da paisagem religiosa contemporânea. A teoria da religião invisível. Religiosidades errantes e não institucionais. Religião no espaço público e relações de poder. Novas questões e abordagens contemporâneas: globalização e religião, fundamentalismos, religiões do self,
espiritualidades holísticas, interfaces entre ecologia e religião.
Religião e Modernidade
Ementa: Introdução à perspectiva histórica e sociológica da paisagem religiosa moderna. Religião e teoria social em Durkheim, Weber, Luckman e Berger. Constituição da teoria da secularização esuas variações. A questão da secularização e as críticas à sua forma eurocêntrica e teleológica. Desregulamentação, destradicionalização e pluralização dos itinerários religiosos enquanto traço marcante da paisagem religiosa contemporânea. A teoria da religião invisível. Religiosidades errantes e não institucionais. Religião no espaço público e relações de poder. Novas questões e abordagens contemporâneas: globalização e religião, fundamentalismos, religiões do self,
espiritualidades holísticas, interfaces entre ecologia e religião.
Religiosidade Popular no Brasil Escravista: História e Historiografia
Ementa: Esta disciplina tem como escopo analisar o desenvolvimento da Igreja Católica no Brasil e na Europa ao longo dos séculos 19 e 20 em suas diversas abordagens culturais, históricas e sociológicas, tomando como ponto de partida as complexas relações entre o catolicismo e a consolidação do mundo moderno. Para tanto, a disciplina pretende abordar os diversos eventos e movimentos institucionais (ultramontanismo, Concílios Vaticano I e II) e para-institucionais (jansenismo, iluminismo católico, modernismo católico Teologia da Libertação, dentre outros), bem como o modo como tais movimentos lidaram com as transformações sociais e temporais dos séculos 19 e 20.
Tópicos especiais em História latinoamericana
Ementa: Introdução em historiografia latino-americana. Tendências e métodos de pesquisa em história latino-americana. Fontes e temáticas gerais de história latino-americana. Temas de história política, cultural e social da América Latina.
Tópicos especiais em História Medieval
Ementa: O conceito de Idade Média e sua mobilização no mundo contemporâneo. Revisão crítica da historiografia medievalista. Temas, métodos e fontes de pesquisa em História Medieval. Cristianismo e islamismo no mundo medieval. O Oriente como construção do Ocidente.
Tópicos Especiais em História e Cultura Regional
Ementa: Relações entre História e cultura. Bens materiais e imateriais nos estudos de cultura. Os jogos de poder nas definições de patrimônio histórico e cultural. As culturas do povo e/ou cultura popular.