A Matemática em formato de jogos e brincadeiras. Dessa forma é que alunos de escolas de Anápolis, estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática e professores participam deste evento. A iniciativa é uma espécie de “Feira de Ciência”, aberta a todos que desejam conhecer o mundo mágico da Matemática.
O objetivo do Workshop de Matemática é o de despertar o gosto dos alunos pelas ciências exatas, em especial a Matemática, provendo uma aproximação entre Universidade e as escolas. “Quem visitar a Unidade neste dia poderá participar da apresentação dos trabalhos dos acadêmicos e ainda interagir com os alunos através de jogos e brincadeiras”, destaca a professora Ana Paula Magalhães.
O evento acontece uma vez por ano, na Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis (CECET) com apresentações de trabalhos em variados formatos como: jogo da velha tridimensional, torre de hanói, xadrez, argolas da multiplicação, trem bala, figuras geométricas, lombada eletrônica e sinuca. Os jogos são desenvolvidos pelos alunos sob a orientação dos professores dos Cursos de Matemática, Física e Geografia.
Um dos trabalhos apresentados foi o do aluno Alyson Fernandes. Ele apresentou o jogo chinês formado por figuras geométricas, possibilitando formar desenhos. “ O instrumento facilita a compreensão das formas geométricas, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico, que são fundamentais para o estudo da Matemática”, explica.
Para a aluna Maysa Cristina Silva, do curso de Licenciatura de Matemática, participar desse tipo de atividade “é uma forma de mostrar para as pessoas que a Matemática está presente no dia a dia. Ela está além das paredes de uma sala de aula”.
A professora Ana Paula Magalhães, salienta que “o Workshop promove a interação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica, divulgando também os trabalhos dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática”. “A mistura da Física com a Matemática e a lógica dos conhecimentos matemáticos deram suporte para a construção dos experimentos”, relata o professor de Física Leandro Daniel Porfírio.
Para Luciane Nunes Ribeiro, coordenadora do evento/2016, as atividades montam oportunidades para o diálogo entre as produções dos estudantes, resultados de aulas e projetos do PIBID, e a comunidade externa. “Essa é uma importante oportunidade para a aproximação entre a Universidade e o ensino de base”, observa. Para ela, o Workshop desempenha o papel de levar aos alunos das séries iniciais outras formas para o ensino da Matemática.