O Curso de Ciências Contábeis do Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás tem por objetivo: disponibilizar profissional capacitado para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional nos diferentes modelos organizacionais; assegurar o pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais; utilizar as inovações tecnológicas de forma plena e revelar capacidade crítica e analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
Assim, a concepção do Curso de Ciências Contábeis da adota posicionamentos que valorizem a interdisciplinaridade, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo docentes e discentes em atividades que promovam a investigação e integração entre teoria e prática.
O Curso forma um profissional que compreenda as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras de um mundo globalizado, sem deixar de produzir a aplicar as metodologias que deem soluções adequadas às características das organizações locais e regionais na busca de uma melhoria contínua e de seu próprio desempenho profissional e das Ciências Contábeis.
A área de atuação do profissional de Ciências Contábeis assume uma importância cada vez maior, à medida que profundas e frequentes transformações ocorrem, tanto no âmbito nacional quanto em âmbito internacional.
Diante deste cenário, o profissional contábil deve contemplar, na formação de seu perfil, além de forte embasamento conceitual, aspectos como: iniciativa, criatividade, adaptabilidade e empreendedorismo, desenvolvimento do espírito crítico para perceber, interferir e modificar as questões prementes de nossa sociedade e, ao mesmo tempo, ser capaz de adaptar-se de forma responsável e rápida em diferentes funções e situações, praticadas em ambientes altamente dinâmicos.
Para atender a estas solicitações, novos desafios têm sido impostos às instituições formadoras, exigindo estruturas curriculares mais flexíveis, que permitam alterações no conteúdo, sempre que necessárias, para formar profissionais críticos, inovadores e adequados às necessidades da sociedade em geral.
Para isso é necessário um currículo com características transversais, onde a interdisciplinaridade deve ser colocada em prática.