O “Conhecendo a UEG”, que este ano chega à 14ª edição, transformou-se em um projeto de extensão e agora realiza atividades ao longo de todo o ano. O objetivo é aproximar estudantes do ensino médio de Anápolis e região da rotina universitária no Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas – Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (CET|UEG). A iniciativa apresenta os cursos e a estrutura da instituição, incentivando os jovens a seguirem carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.
Como parte das ações, o CET|UEG tem promovido visitas guiadas para pequenos grupos, com foco especial nos alunos da rede pública. A ideia é proporcionar um contato direto com os cursos da área de exatas e estimular o interesse pela formação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (as chamadas áreas STEM).
Durante as visitas, os alunos conhecem laboratórios, centros de pesquisa e espaços de convivência acadêmica, participam de oficinas práticas e têm a oportunidade de conversar diretamente com professores e estudantes dos cursos ofertados. A proposta é oferecer uma experiência próxima da vida universitária, em um formato mais personalizado e acessível. “Receber os estudantes em grupos menores nos permite dialogar com mais atenção, ouvir dúvidas, e mostrar, na prática, como funcionam os cursos e os projetos desenvolvidos aqui”, explica a professora Odália Bispo, coordenadora do projeto. “Nosso câmpus tem uma estrutura sólida em áreas como engenharia, sistemas de informação, física, química, ciências biológicas, farmácia e matemática, e queremos que os jovens se sintam parte desse ambiente desde já”, completa.
Além das demonstrações em laboratórios, os visitantes também recebem informações sobre as formas de ingresso na Universidade, políticas de permanência estudantil, bolsas e oportunidades de pesquisa e extensão desde a graduação. A iniciativa se estende por todo o ano letivo, como parte de um esforço contínuo para ampliar o acesso ao ensino superior e fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade.
Participação
A visita proporcionou uma experiência enriquecedora aos alunos do Centro de Ensino em Período Integral Estadual (Cepi) Doutor Mauá Cavalcante Sávio, de Anápolis. Segundo o coordenador de Integração Curricular e professor de Matemática da unidade, Túlio Vadeley Araújo Silva, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os cursos de Farmácia, Biologia e Química Industrial. “Durante a atividade, puderam explorar laboratórios, conversar com professores e acadêmicos, além de participar de demonstrações práticas que despertaram ainda mais o interesse pelas áreas das ciências naturais”, afirmou.
Ele acrescentou que muitos alunos relataram ter ampliado seus horizontes em relação às possibilidades profissionais e acadêmicas a partir da experiência vivenciada, o que também fortaleceu o desejo de ingressar no ensino superior. “A visita foi um momento marcante de aproximação entre a escola e a universidade, contribuindo significativamente para a construção de projetos de vida mais conscientes e inspiradores”, completou.
Alunos conhecem laboratórios, centros de pesquisa e espaços de convivência acadêmica do CET|UEG
Além das visitas ao CET, a equipe do projeto também leva a Universidade até as escolas, como na ação realizada no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) - Doutor Negreiros, de Nerópolis, onde as atividades ocorreram diretamente na instituição de ensino
(Comunicação Setorial|UEG)