O professor João Roberto Resende Ferreira, docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-Ielt|UEG), participou do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo, tendo como tema central “O capitalismo do fim do mundo – A era da policrise”, realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói – RJ entre os dias 25 a 29 de agosto.
No evento, o professor apresentou o trabalho intitulado: “A educação e a expansão do capital: a educação como mercadoria em Marx”, como resultado de uma pesquisa em andamento no PPG-Ielt. O objetivo maior foi contribuir com o debate e a defesa da educação pública, vivendo sob fortes ameaças de privatização em curso, com as políticas neoliberais. Esse estudo tem sido debatido não só em eventos científicos, mas também faz parte das discussões do Grupo de Estudo de Políticas e Formação de Professores (GEPFOR) do nosso programa. Com isso, esperamos fortalecer a presença do PPG-Ielt em eventos nacionais e internacionais, ampliando o debate sobre temas tão caros como a educação pública.
No evento, o contato com o resultado de outras pesquisas possibilitou entender a necessidade de ampliar os estudos sobre a teoria do mais-valor de Marx, para melhor interpretar as formas de precarização do trabalho, o genocídio causado pelas guerras, a fome e o desemprego, e a crise climática que estão pondo em xeque a vida humana no planeta. Conhecer essas ações nos alerta para a necessidade de defender uma educação pública que seja fundada nos valores e princípios da vida, e não somente nos valores econômicos.
(Comunicação Setorial|UEG)