A professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Andrea Juliana Caldeira, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-GO), será uma das convidadas do painel de abertura do evento “Ciência em rede: desafios e estratégias para a divulgação científica no mundo digital”, que será realizado no dia 4 de setembro, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
A iniciativa, que é realizada pelo projeto de extensão “Ciência na Real”, vinculado à Faculdade de Informação (FIC) da UFG, é voltada a profissionais que atuam na comunicação da ciência, pesquisadores de diferentes áreas, além de estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link ou no local, de acordo com o limite de vagas. Haverá emissão de certificados para os participantes.
A programação tem início às 9h, com o painel “Divulgação científica, desinformação e cenário digital – desafios e oportunidades”, que contará com a participação de Andrea Juliana (UEG|SBPC-GO), Ana Carolina Monari (Unicamp) e Guilhermo Vilas Boas (CNPq).
Na parte da tarde, a partir das 13h, será realizado o workshop “Planos de divulgação científica e estratégias digitais”, ministrado por Luiz Felipe Fernandes (Secom|UFG) e Caio Rabelo (Lapig|UFG).
A professora Andreia explica que sua fala no encontro partirá do projeto Coletivo de Mulheres Cientistas em Rede. A partir dessa experiência, ela pretende abordar a divulgação científica no contexto dos projetos que coordena e que envolvem parcerias, como o Araguaia Vivo e o PPBio Araguaia. Segundo ela, também será discutido como o grupo tem trabalhado a divulgação científica, as mudanças ocorridas nos últimos anos em relação a essa temática e de que forma a inserção do mundo digital tem influenciado as novas formas de comunicação nessa área.
Sobre a docente
Andreia Juliana Rodrigues Caldeira é doutora em Agronomia na área de Genética e Melhoramento de Plantas (UFG); mestre em Biologia, com ênfase em Biologia Molecular (UFG); e graduada em Ciências Biológicas (UEG). Tem pós-doutorado em Divulgação Científica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em Portugal, onde mantém colaboração como investigadora externa do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Ciimar). Pela instituição, já coorientou dois bolsistas no âmbito do Programa Europeu de Bolsas de Avaliação de Risco Alimentar (EU-Fora).
É professora e pesquisadora na UEG - Instituto Acadêmico de Ciências Biológicas e Saúde, no Câmpus Central (CET), com sede em Anápolis. Atualmente, é assessora acadêmica na Coordenação Institucional de Pesquisa da UEG, tendo como principal atribuição contribuir com as políticas voltadas à iniciação científica e discutir políticas de divulgação e popularização de ciências na universidade. Líder de diversos projetos de pesquisa e extensão na UEG, orienta alunos de graduação, especialização e pós-graduação. É coordenadora do Laboratório de Educação Científica e Popularização das Ciências (Lecpop - CET|UEG) e integrante do Laboratório de Pesquisa em Genética (LPG - UnU Eseffego|UEG). Atua nas áreas de genética, igualdade de gênero na Ciência, educação socioambiental, saúde e meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade ambiental do Cerrado, divulgação e popularização da Ciência.
(Comunicação Setorial|UEG)