CALENDÁRIO ACADÊMICO:
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ESTATUTO DA UEG:
REGIMENTO GERAL DA UEG:
PPC DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG:
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MATRIZ 2021 DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG:
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LINK PARA O SITE DA COORDENAÇÃO CENTRAL
DE HISTÓRIA DA UEG:
COORDENAÇÃO SETORIAL
CURSO DE HISTÓRIA NO CÂMPUS NORDESTE:
PROF. FÁBIO SANTA CRUZ
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CORPO DOCENTE DO CURSO DE HISTÓRIA
NO CAMPUS NORDESTE:
Álvaro Ribeiro Regiani
História das Ideias
História das Américas
História da África
História das Relações de Gênero
Fábio Santiago Santa Cruz
História Política do Brasil
História de Goiás
História do Futebol
Jadir Gonçalves Rodrigues
História Contemporânea
História Moderna
Relações de Poder
Juliano de Almeida Pirajá
História Antiga
História e Imagens
Marcelo Gustavo Costa de Brito
Teoria da História
História Contemporânea
Marcelo Rodrigues dos Reis
História Medieval
História das Religiões
Michelle dos Santos
História Contemporânea
História Cultural
Ensino de História
Cecília Siqueira Cordeiro (docente substituta)
Teoria da História
História da Historiografia
História do Brasil
Cristhiano dos Santos Teixeira (docente substituto)
Teoria e Filosofia da História
História da Historiografia
História do Brasil
Edlarce Paula Assunção (docente substituta)
Libras
Ensino Especial
Helciclever Barros da Silva Sales (docente substituto)
Linguagens
Literatura
Filosofia
Planejamento e Avaliação Educacional
Sidelmar Alves da Silva Kunz (docente substituto)
Gestão e Políticas Educacionais
Ensino de Geografia
Direitos Humanos
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SALA DE ATIVIDADES E PROJETOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA (SAPEH)
(LABORATÓRIO DE HISTÓRIA)
Ambiente de atividades acadêmicas voltadas para o ensino, pesquisa e extensão.
Adaptada para aulas, palestras, transmissões online, exposições, trabalhos coletivos, etc.
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PIBID . Subprojeto Interdisciplinar de História e Geografia
Proposta Geral:
Ao interrelacionar as narrativas autobiográficas com trajetórias familiares, pretende-se demonstrar a importância plural do conhecimento em sua dimensão temporal e espacial. Na primeira dimensão, por meio da pesquisa e metodologia da história oral e história local objetiva-se demarcar as origens geracionais do alunado de forma a conectar os percursos geográficos com os eventos históricos que levaram um conjunto de pessoas a migrarem e/ou permanecerem em um dado o espaço. É intuito da segunda dimensão, demonstrar a historicidade do espaço praticado, através da compreensão que os lugares das cidades, como as ruas e as casas, também são espaços de memória e de histórias possíveis de serem narradas. Desse modo, a construção de um censo demográfico que contemple essas duas dimensões a partir da teoria e metodologia do ensino de história e de geografia visa integrar as recentes produções da educação superior com a educação básica e, assim, instrumentalizar a teoria a nível de graduação em uma ação prática com vistas a produção de documentos, tabelas, gráficos e relatórios de modo a servir para a instituição de ensino mesmo com o fim do subprojeto. Por fim, ainda cabe destacar a importância das narrativas autobiográficas como caminho para a audiabilidade e a visibilidade de histórias que, por vezes, são silenciadas e ocultadas. Por isso, a importância da criação de um site e/ou blog para registrar essas narrativas de modo a tanto servirem para a finalidade desse projeto quanto serem utilizadas para futuras pesquisas.
Coordenador:
Álvaro Ribeiro Regiani
Professor supervisor:
Cristhiano dos Santos Teixeira
Bolsistas:
Ana Isabel Martins Negrão
Anne Carolinny da Fonseca
Fernanda Paula da Silva
Jennifer Silva
Marcela Lisboa de Brito
Marcelo Pereira Passos
Maria Alice da Silva Santos
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PROJETO DE EXTENSÃO: CONTATO CAMPUS COLÉGIO
Coordenador: Prof. Dr. Fábio S. Santa Cruz
Resumo: O projeto se baseia em atividades de divulgação do Campus Nordeste incluindo: a) visitas a instituições de Ensino Médio; b) recepção de estudantes do Ensino Médio ao Campus Formosa; c) comunicação digital permanente. A metodologia, portanto, foca principalmente na ação prática junto às instituições educacionais (essas últimas, previamente planejadas). O resultado esperado é, além de uma maior integração dos estudantes da UEG com o Ensino Médio, uma maior proximidade e conhecimento mútuo entre a Universidade e os colégios do município. Parte dessas atividades já foram realizadas em anos anteriores (e será útil aproveitar o que essas iniciativas deixaram como experiência).