Perfil do Curso
O curso de Licenciatura em História se referencia na concepção de ser humano como o sujeito da história, que, partindo da realidade concreta existente, constrói e transforma as condições de sua reprodução individual e social, cria representações e atribui sentido às suas ações, constrói e transforma as relações com seus semelhantes e com a natureza, orientado por interesses individuais e coletivos e por valores vigentes em cada contexto histórico. O curso busca formar professores de História para aturarem na Educação Básica com amplo domínio dos conteúdos da área específica e dos saberes pedagógicos, das práticas de produção e difusão do saber historiográfico e da pesquisa educacional, capazes de realizar a mediação didática, além de atuarem em centros de pesquisa e documentação, na preservação do patrimônio histórico, assim como na assessoria de organizações e entidades sociais, políticas e culturais que requeiram formação na área de História.
Modalidade: Licenciatura
Temporalidade: Anual
Sistema de Funcionamento: Crédito
Oferta: Presencial
Início de Vigência: 2021/1
Duração: mínimo 4.0 anos; máximo 6.0 anos
Carga Horária Total: 3467 horas/aula
Coordenador: (Currículo Lattes)
| Semestre | Carga Horária Semanal | Carga Horária Total | |
|---|---|---|---|
| EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E CULTURA AFRO-BRASILEIRA | 1 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA ANTIGA I | 1 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 1 | 4.00 | 60 |
| INTRODUÇÃO AO ESTUDO E ENSINO DE HISTÓRIA | 1 | 4.00 | 60 |
| SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 1 | 4.00 | 60 |
| DIDÁTICA | 2 | 4.00 | 60 |
| ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA | 2 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA ANTIGA II | 2 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 2 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA MEDIEVAL I | 2 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DO BRASIL I | 3 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA MEDIEVAL II | 3 | 4.00 | 60 |
| LINGUAGEM, TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL | 3 | 4.00 | 60 |
| METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 4.00 | 60 |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DO BRASIL II | 4 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA MODERNA I | 4 | 4.00 | 60 |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 4 | 4.00 | 60 |
| POLÍTICAS EDUCACIONAIS | 4 | 4.00 | 60 |
| TEORIA DA HISTÓRIA I | 4 | 4.00 | 60 |
| DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I | 5 | 4.00 | 60 |
| ESTÁGIO I | 5 | - | 100 |
| HISTÓRIA DA ÁFRICA | 5 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DAS AMÉRICAS I | 5 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA MODERNA II | 5 | 4.00 | 60 |
| TEORIA DA HISTÓRIA II | 5 | 4.00 | 60 |
| DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA II | 6 | 4.00 | 60 |
| ESTÁGIO II | 6 | - | 100 |
| HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 6 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DE GOIÁS I | 6 | 4.00 | 60 |
| METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA | 6 | 4.00 | 60 |
| DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA III | 7 | 4.00 | 60 |
| ESTÁGIO III | 7 | - | 100 |
| HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 7 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DAS AMÉRICAS II | 7 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DE GOIÁS II | 7 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DO BRASIL III | 7 | 4.00 | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 7 | - | 30 |
| DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA IV | 8 | 4.00 | 60 |
| DIVERSIDADE, CIDADANIA E DIREITOS | 8 | 4.00 | 60 |
| ESTÁGIO IV | 8 | - | 100 |
| HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III | 8 | 4.00 | 60 |
| HISTÓRIA DO BRASIL IV | 8 | 4.00 | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 8 | - | 30 |
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | - | - | 200 |
| TEMAS CONTEMPORÂNEOS | - | 4.00 | 60 |
| Discplinas Optativas | Semestre | Carga Horária Semanal | Carga Horária Total |
|---|---|---|---|
| Matriz não possui disciplinas optativas | |||