O professor Pedro Henrique Máximo Pereira teve o nome aprovado, na última quinta-feira, 21, para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE) como membro titular, com mandato de quatro anos. A indicação, feita pelo governador Daniel Vilela (MDB) recebeu aval unânime dos parlamentares durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com 24 votos favoráveis.
Antes da votação em plenário, Pedro Máximo passou por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), presidida pelo deputado Dr. George Morais (MDB). O parecer favorável à indicação foi relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB). O professor representará os docentes do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no conselho.
Durante a apresentação ao colegiado, Pedro destacou a trajetória acadêmica construída em instituições públicas de ensino. Natural de Marzagão (GO), estudou em escolas públicas do município, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UEG, concluiu mestrado e doutorado na Universidade de Brasília (UnB) e retornou à universidade estadual em 2015 como docente efetivo do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Ao defender sua indicação, ressaltou a representatividade da função. “Comigo vieram os 1.170 docentes efetivos da Universidade Estadual de Goiás, os responsáveis por eu ocupar esta cadeira e passar pelo escrutínio rigoroso de vossas senhorias e a quem, caso aprovado, representarei junto ao conselho”, frisou.
O indicado participou da sabatina acompanhado do reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel. Durante a reunião, Pedro Máximo também destacou a experiência acumulada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde integra, desde 2020, a Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação. “Na bagagem construída no Inep, trago a elaboração de mais de 40 pareceres técnicos aprovados, a participação em quase 100 reuniões deliberativas e de ter apreciado, nelas, mais de 300 processos. É exatamente essa experiência que coloco à serviço do Conselho Estadual da Educação, hoje”, pontuou.
O professor afirmou ainda que atuará guiado pelo artigo 205 da Constituição Federal. Segundo ele, a educação deve ser compreendida como direito de todos e dever do Estado e da família, voltada ao pleno desenvolvimento da pessoa, ao exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho.
Entre as prioridades defendidas por Pedro Máximo para atuação no CEE estão a regulamentação e o incentivo à educação digital; a efetivação das diretrizes relacionadas aos direitos humanos, sustentabilidade e relações étnico-raciais nos currículos escolares; e o fortalecimento da articulação entre educação superior e educação básica, especialmente na educação de jovens e adultos (EJA).
Durante a sabatina, o professor citou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2024, ao mencionar que 43,7% dos goianos acima de 25 anos ainda não concluíram a educação básica. Segundo ele, a realidade exige políticas públicas permanentes de inclusão e permanência escolar.
Questionado pelo deputado Dr. George Morais sobre os instrumentos de avaliação na Educação, Pedro Máximo defendeu que os mecanismos avaliativos são importantes, mas não podem orientar sozinhos os processos pedagógicos. “A educação deve ter como finalidade principal a emancipação social e a promoção da mobilidade econômica e cultural da população”, afirmou.
O uso da inteligência artificial e das tecnologias nas escolas também foi tema da discussão. O professor avaliou que muitas unidades escolares ainda enfrentam dificuldades estruturais para implementar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no ensino de computação e tecnologias digitais. Segundo ele, o CEE possui papel relevante na regulamentação, fiscalização e orientação de políticas voltadas à infraestrutura tecnológica e à formação continuada dos professores.
Ao longo da reunião, parlamentares e representantes da universidade manifestaram apoio à indicação. O reitor Antonio Cruvinel elogiou a atuação do professor na UEG. “Fica aqui o meu testemunho de que conseguiremos contribuir com o crescimento desse conselho”, disse.
Presidente da Comissão de Educação da Alego, a deputada Bia de Lima (PT), que participou remotamente, desejou sucesso ao novo conselheiro. “Quero, em nome da Educação de Goiás, desejar sucesso à aprovação do nome do senhor para que possamos ter a composição plena do conselho, que terá grandiosa representatividade”, frisou. “Conte conosco na Assembleia, nas lutas pela educação em todos os níveis”, acrescentou.
O deputado Talles Barreto (UB) parabenizou o indicado e destacou o papel da UEG no estado. Já o deputado Mauro Rubem (PT) ressaltou a importância da universidade para Goiás e defendeu maior fortalecimento orçamentário da instituição, além de manifestar preocupação com o número de goianos que ainda não concluíram a educação básica, sobretudo na EJA.
Sobre o docente

Pedro Henrique Máximo Pereira é doutor e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, artista visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é professor adjunto da UEG, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (Teccer).
Também atua como editor da revista “Nós: Estética, Cultura e Linguagens” e foi vencedor do Prêmio Brasília 60 anos de Tese, em 2020, com o trabalho “O entre Metrópoles Goiânia-Brasília: história e metropolização”. Além disso, integra grupos de pesquisa da UnB, UEG e PUC-Goiás e é membro da Comissão Técnica de Avaliação e Acompanhamento (CIAA) do Inep/MEC, na área de Artes e Humanidades.

(Comunicação Setorial|UEG, com informações da Alego)