O professor Rafael de Almeida, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTeccer|UEG), integra a exposição Novas Aquisições – Coleção Artistas Goianos, em cartaz no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, até o dia 23 de outubro. A mostra reúne obras de dez artistas emergentes e tem curadoria de Paulo Henrique Silva.
A exposição apresenta um recorte da produção artística goiana contemporânea, abordando temas como memória, território e Cerrado, por meio de diferentes linguagens visuais. O percurso curatorial é organizado em quatro arcos, que articulam narrativas pessoais e coletivas, experimentações poéticas e fabulações ligadas ao bioma.
A participação do docente
Cineasta e artista visual, Rafael de Almeida nasceu em Goiânia, em 1987, onde vive e trabalha. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de doutorado pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atua no cruzamento entre cinema e artes visuais, explorando o princípio da montagem e da colagem em filmes, vídeos, fotografias e instalações.
Na exposição, o artista apresenta cinco trabalhos recentes - "Não tenho medo de você"; "Sob o mesmo céu e o mesmo chão"; "Curral"; "Fim de semana no sítio"; e "Céu rasgado em chão de nuvens" - que utilizam técnicas como cianotipia, apropriação de arquivos familiares, promptografia, rotoscopia analógica e instalação. As obras resultam de pesquisas desenvolvidas no Laboratório Experimental de Cinema e Arte (Entre-imagens|UEG), espaço voltado à investigação de diálogos interdisciplinares entre cinema, fotografia, pintura e outras linguagens visuais e coordenado pelo professor.
Segundo Rafael, sua participação reforça a importância de aproximar o espaço universitário das práticas culturais contemporâneas: "O Entre-imagens busca criar um campo de experimentação e diálogo entre diferentes linguagens artísticas. Ver esse processo inserido em uma exposição coletiva como esta significa também afirmar a potência da universidade como lugar de produção estética e crítica", destacou.
A exposição
Além de Rafael, participam da mostra os artistas Anna Behatriz Azevedo, Benedito Ferreira, Chico Silva, Emiliano Freitas, Estevão Parreiras, Fernanda Adamski, Glayson Arcanjo, Manuela Costa Silva e Raquel Rocha.
A realização é da Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly, com apoio da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (Pnab), operacionalizada pela Secretaria da Cultura de Goiás (Secult). A mostra conta ainda com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, QR Code tátil, interpretação em Libras e catálogo bilíngue com encarte em braille.
Serviço Exposição Novas Aquisições – Coleção Artistas Goianos
Visitação: até 23 de outubro
Local: Centro Cultural Octo Marques – Goiânia (GO)
Dias e horários: de segunda-feira a domingo, das 9h às 16h, com fechamento às 17h.
Entrada: gratuita
(Comunicação Setorial|UEG)