Professor da UEG no Conselho de Ética da ABTU

09/09/2025

Professor da UEG é eleito para integrar Conselho da ABTU

 WhatsApp_Image_20250902_at_163403

 

Durante o XIX Fórum da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) ocorrido na primeira terça-feira de setembro (02/09), os membros associados elegeram a nova diretoria e os conselhos de ética e fiscal da entidade. O professor Francisco Machado Filho, da TV Unesp, foi reconduzido à presidência, com Malu Mota, da TV Unip, na vice-presidência. O coordenador do CriaLab|UEG e coordenador de radioteledifusão da UEG, professor Marcelo Costa, foi eleito como membro do Conselho de Ética, cujo presidente será o professor Max Eluard Fernandes, da TV Unifor.

A nova diretoria será formada por Fernando Mauro Di Marzo Trezza, da Faculdade Impacta, como Diretor Administrativo-Financeiro; Andréa Xavier da Silva, da UnBTV, como Diretora de Relações Institucionais; Ícaro Batista Rebouças, da TV Uneb, como Diretor de Comunicação; e José de Jesus Guarda Júnior, da TV TEC de Jundiaí, como Diretor Técnico. Já no  Conselho Fiscal, foram eleitos Jairo de Souza Ferraz, da TV UFAM, como presidente, e Flávia Cortese Martelli, da TV Unaerp, Cecília Maria da Costa Leite, da TV UFMA, e Carlos Alberto Xavier, da TV Zumbi dos Palmares, como membros.

Para o professor Marcelo, A participação em associações e grupos que representam as coletividades é de fundamental importância para a manutenção de garantias, para o bem comum da coletividade e também para a indução de políticas públicas.

“Com a recente aprovação pelo Governo Federal da implantação da TV 3.0, o trabalho feito pela ABTU será de fundamental importância para garantir às emissoras públicas e educativas espaço nos dispositivos de operação dessa nova modalidade de televisão que vai integrar TV aberta com internet. Diante disso, a participação da Universidade Estadual de Goiás, por meio da UEG TV, na diretoria da Associação será uma oportunidade única para contribuirmos com os processos de discussão e negociação com os entes federativos para que essa meta, ou seja, de que as TVs Universitárias integrem de fato o sistema da TV 3.0, ocorra de forma plena, seja por meio do acesso às tecnologias necessárias, seja por meio de financiamento.”, completa o professor.

 

A posse oficial da nova diretoria e dos conselhos será realizada no dia 5 de junho de 2026, com mandato de dois anos.

 

dia02_site

Com informações e fotos da Comunicação ABTU

Sobre a ABTU

 A ABTU representa o segmento audiovisual das televisões universitárias no país e trabalha pela expansão das atividades universitárias no campo da mídia e da teleducação. Suas associadas são instituições conceituadas, nacional ou regionalmente, que transmitem informação e cultura em todas as tecnologias disponíveis de televisão: ondas eletromagnéticas (nas frequências VHF e UHF), cabo, satélite e internet.