Como chegamos até aqui

Em 2013, entendendo que a comunicação institucional é vital para uma universidade presente em todo o território goiano, o reitor prof. Haroldo Reimer, convidou o prof. Marcelo Costa para elaborar um projeto de comunicação institucional para a Universidade Estadual de Goiás.

Em 04 de novembro daquele ano, o novo gestor de comunicação iniciou os trabalhos para ampliar o alcance e o conhecimento sobre as ações da UEG pela sociedade, bem como restabelecer relacionamento com os diversos públicos da Universidade, internos e externos.

No início de 2014 chegou ao conhecimento do Centro de Comunicação Institucional – CeCom|UEG e da Reitoria a existência de uma concessão de TV Educativa sob o registro da Universidade Estadual de Anápolis, extinta quando ocorreu sua incorporação à Universidade Estadual de Goiás em 1999, para cobrir o município de Anápolis e região.

Após densas tratativas com o Ministério das Comunicações, foi possível reaver o canal e sua conversão para o sistema digital a partir do ano de 2017.

Integrando desde essa época os Planos de Trabalho do CeCom|UEG projeto da UEG TV tem sido desenvolvido com vistas a implantação da emissora de TV Universitária da Universidade Estadual de Goiás.

Com o objetivo de ampliar as relações institucionais com geradoras de conteúdo para TV's Educativas, em maio de 2015, em evento na Fundação Roberto Marinho na cidade do Rio de Janeiro, foi assinado convênio de cooperação técnica entre a UEG e o Canal Cultura. Desde então, como Universidade Parceira, a UEG realizou diversas ações com aquela emissora.

Entendendo que uma TV Universitária é um importante canal de comunicação com a sociedade e também de disseminação e popularização dos conhecimentos científicos produzidos pela Universidade, em 3 de dezembro de 2015, em sessão realizada no Câmpus Morrinhos, o Conselho Universitário consentiu por meio da Resolução nº738 a criação da UEG TV e a aprovação de seu regimento.

Para avaliar e aprovar os conteúdos que serão veiculados na UEG TV, com o objetivo de resguardar sua natureza pública, educativa e cultural, em dezembro de 2016 os membros do Conselho de Programação foram nomeados pelo magnífico reitor da UEG, por meio da  Portaria nº1.332 de 05/12/2016. Atualmente o Conselho é composto pelos seguintes membros: prof.ª Geórgia Cynara Coellho, prof. Marcelo Costa, prof. Marcos Torres, prof. Rafael de Almeida, a servidora Nabyla Carneiro, o discente Éder dos Santos Silva e a representante da comunidade externa, bacharel em Comunicação Social/Audiovisual, Lidiana Reis. O Conselho se reuniu ordinariamente duas vezes ao longo de 2017 com o intuito de debater sobre a composição da grade de programação da TV e perfil de conteúdos.

Em 2016 foi enviado à bancada de parlamentares de Goiás em Brasília o projeto de implantação da TV que foi acolhido pelo deputado Federal Giuseppe Vecci que apoiou, via emenda parlamentar, com 250 mil reais. Os recursos foram liberados pelo governo federal no final de 2017 e a aquisição de parte dos equipamentos necessários para o início das operações da TV foram adquiridos no primeiro semestre de 2018.

 

O desenvolvimento de conteúdos próprios

O CRIA LAB|UEG – Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual do Câmpus Goiânia-Laranjeiras passou a apoiar tecnicamente o projeto UEG TV em 2017 com o desenvolvimento conceitual de conteúdos próprios para a composição da futura grade de programação.

Foram desenvolvidos os projetos dos seguintes conteúdos audiovisuais: “Minuto UEG” – interprograma de 1 minuto que apresenta flashes de notícias sobre a UEG; “Palavra-chave” – programa com linguagem jovem que aborda em seus episódios projetos desenvolvidos pela Universidade e a sua contribuição para o desenvolvimento de Goiás e a série infantil “O Livro Mágico” – ficção que narra a saga de 3 crianças para libertar Tica, para isso precisam cumprir desafios propostos pelo Livro Mágico, integrando o universo das artes, ciências e fantasia.

 

Novos desafios e a intensificação dos trabalhos em 2018

Com o intuito de intensificar os trabalhos de implantação e consolidação da UEG TV, em março de 2018 o prof. Marcelo Costa, a pedido do reitor, prof. Haroldo Reimer, deixou a direção do CeCom|UEG para assumir a Coordenação de Radioteledifusão da UEG, responsável pelas emissoras de TV e Rádio, assim como, da produção de conteúdos audiovisuais educativos para a Universidade Estadual de Goiás.

No primeiro semestre de 2018 a UEG TV afiliou-se a ABTU – Associação Brasileira da Televisão Universitária, teve o episódio piloto da série “O Livro Mágico” aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura com o prêmio de 25 mil reais, está com os episódios pilotos do programa “Palavra-chave” e do cultural “Pipoca com Pequi” em fase de finalização, com a série documental “Álbuns de Picadeiro”, realizado em parceria com o Festival de Famílias de Circo de Goiás, em fase de finalização, com o interprograma “Minuto UEG” em produção e distribuição pelas redes sociais e com o projeto “Memórias UEG” que reunirá histórias e memórias da comunidade universitária, com o lançamento previsto para abril de 2019 no aniversário de 20 anos da UEG.

As parcerias com realizadores audiovisuais, TVs universitárias, educativas e culturais continuam. TV Cultura, Itaú Cultural, SesC TV, Rede Minas e as emissoras afiliadas à ABTU já fazem parte das parceiras que fornecerão parte do conteúdo que será veiculado na UEG TV.

A equipe da TV segue trabalhando arduamente para colocar a emissora em operação, ainda em 2018, pela web e Net Goiânia. Após a finalização dos projetos técnicos e tramitação dos processos no Ministério das Comunicações e Anatel, a previsão para o início das operações em TV Aberta no município de Anápolis e região é para 2019.

 

Nossa finalidade e objetivos

A emissora de TV da Universidade Estadual de Goiás tem como finalidade oferecer programação que complete as atividades acadêmicas e vise o desenvolvimento sócio-cultural humano e o exercício da cidadania.

A UEG TV tem como objetivos: 

  1. Produzir, co-produzir, adquirir, distribuir e transmitir através dos meios de radiodifusão e outros meios existentes ou que venham a existir, conteúdos audiovisuais educativos de interesse cultural, social e científico;
  2. Promover, estimular e produzir material audiovisual contendo atividades de pesquisa e experimentação por meio da reflexão crítica e produção do conhecimento;
  3. Instituir e apoiar projetos que ampliem a informação sobre os domínios e manifestações da arte e da comunicação, das humanidades e da divulgação científica;
  4. Desenvolver criticamente formatos que contemplem as especificidades de canais de televisão universitário;
  5. Propiciar colaboração artística, cultural e tecnológica às demais unidades da Universidade, bem como a entidades públicas ou privadas;
  6. Manter e disponibilizar o material audiovisual produzido; 
  7. Representar a UEG em canais públicos de veiculação, dos quais a Universidade venha a fazer parte;
  8. Apoiar iniciativas dos setores/câmpus da Universidade na produção de programas televisivos;

No cumprimento de suas finalidades, a UEG TV obedecerá aos princípios de respeito à dignidade da pessoa humana, da livre manifestação do pensamento e aos direitos fundamentais previstos constitucionalmente.

 

Participação da comunidade universitária e externa

Desse modo, a UEG TV estará sempre disponível para acolher sugestões, propostas de conteúdos televisivos, tanto da comunidade universitária como da comunidade externa, se configurando em importante espaço de diálogo e conexão entre a Universidade e a sociedade goiana, se constituindo também em campo para o desenvolvimento de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão do corpo discente, docente e técnico-administrativo da UEG, mediante apresentação de projetos a serem desenvolvidos com a emissora.