Saberes UEG discute os impactos da parasitologia na saúde humana

04/03/2024

O episódio do Programa Saberes UEG da próxima segunda-feira, 4 de março, vai receber a profa. Dra. Luciana Damascena, que vai abordar o tema "Os impactos da parasitologia na saúde humana".

A professora vai discutir a parasitologia nos campos da medicina clínica e na pesquisa biomédica; a parasitologia com foco na biodiversidade de parasitos, bem como a avaliação da toxicidade ambiental por meio da análise da bioacumulação de metais pesados, micro e nano plásticos em peixes, além dos parasitos associados a eles; doenças parasitárias; impactos das mudanças climáticas na diversidade de parasitos; tecnologias de segurança alimentar no controle de parasitas.

A convidada também vai falar sobre a 3ª edição do Congresso Interdisciplinar de Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde, que acontece no mês de março, em Anápolis.

Saberes UEG

O Programa Saberes UEG é um projeto da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRG|UEG) com produção e veiculação pela UEG TV. Tem por objetivo promover encontros de formação com docentes e servidores administrativos da UEG, sendo aberto também a alunos e à comunidade externa à Universidade.

O Programa é realizado semanalmente, transmitido nos canais www.tv.ueg.br ou www.youtube.com/uegtv. Não há necessidade de inscrição para participar.

Sobre a convidada:

Luciana Damascena – Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás; Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás; Pós-Doutorado em Parasitologia (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goias. Áreas de atuação em pesquisa - Parasitologia com ênfase em biodiversidade de parasitos. Avaliação de toxicidade ambiental através de análises de bioacumulação de metais pesados em peixes, parasitos de peixes e água. Biologia e Ecologia de moluscos. Testes de toxicidade de produtos naturais, sintéticos e compostos em nanosuspensões, através de bioensaios em caramujos do gênero Biomphalaria e parasito Schistosoma mansoni. Professora/orientadora nos programas de pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde da Universidade Estadual de Goiás e Biodiversidade Animal (PPGBAN) da Universidade Federal de Goiás.

(Comunicação Setorial|UEG)