O Estágio supervisionado tem apresentado um papel relevante na formação profissional, por isso a sua importância no contexto de finalização de aprendizagem acadêmica. Consciente das constantes mudanças e o rápido desenvolvimento que as organizações modernas exigem, avaliar a efetividade do Estágio Supervisionado Curricular proposto pela graduação, consiste em analisar e acompanhar a dinâmica do mundo do trabalho ao qual a relação teórica e prática proposta por grande parte das universidades se inserem.
Percebe-se que essa relação “teoria e prática” no Estágio Supervisionado tem por objetivo primordial apresentar uma análise de como se desenvolve a aplicação do mesmo tanto nas empresas, quanto na universidade.
Nesse ínterim, entende-se que a aplicação real e efetiva da prática supervisionada curricular, para os profissionais de logística, tende a assumir um caráter científico, representando um papel decisivo na formação profissional e, por isso, resulta na busca de novas respostas criativas para enfrentar os desafios do mundo empresarial.
Então, a partir desta perspectiva, o Estágio Curricular desta Unidade, foi elaborado tendo como metas a intensificação deste processo, viabilizando, cada vez mais, uma formação de alta capacitação do profissional em etapa final de formação.
O Estágio Curricular terá uma duração de três semestres, com uma carga horária de 160 (cento e sessenta) horas em cada período, aproximadamente, divididas em encontros com orientadores, leituras bibliográficas, pesquisa de campo e relatórios. Todas essas atividades serão documentadas e anexadas aos processos de cada discente.
No final do Estágio, o aluno deverá apresentar um relatório abrangendo todas as fases do Estágio (histórico da Empresa, diagnóstico e propostas de mudanças), com embasamento teórico e prático, sendo avaliado posteriormente por uma banca, a qual irá pontuar critérios como: conhecimentos teórico/práticos, embasamento teórico, nível de envolvimento no projeto, entre outros aspectos.
Partindo desta proposta, tem-se como objetivo prático, elevar o grau de conhecimento e comprometimento do ensino/aprendizagem dos envolvidos no processo de conclusão deste curso, proporcionando todas as ferramentas necessárias para que não faltem perspectivas de oportunidades futuras do profissional no mercado em que está sendo inserido.
Sendo este um conjunto de ações pedagógicas que almejam correlacionar o campo do conhecimento com o mundo do trabalho de aprendizagem social, profissional e cultural, na área de formação do aluno e utilizado como parte da avaliação do rendimento escolar faz-se mister algumas regulamentações e formatações para o mesmo. (vide anexo).
Coordenador de Estágio do Câmpus Senador Canedo: George Martins Custódio martins