No dia 19 de setembro, às 10h, a SAU promove a mesa de encerramento "Capacitismo no ensino superior: desafios e caminhos para uma formação justa". A proposta da atividade é esclarecer o conceito de capacitismo a partir de uma perspectiva crítica, abordando aspectos históricos, culturais e estruturais.
A atividade conta com a participação da ativista dos direitos da pessoa com deficiência e consultora em equidade e inclusão, Patrícia Ramos, e do professor, pesquisador e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Rezende Bruno Avelar.
Voltada ao contexto universitário, a discussão enfatiza como o capacitismo se manifesta nas práticas institucionais, nas relações acadêmicas e na organização dos espaços, reforçando desigualdades. A mesa busca ampliar a consciência coletiva sobre a necessidade de mudanças de postura e de compreensão do tema por parte de docentes, técnicos e estudantes, visando construir ambientes formativos que reconheçam e valorizem a diversidade como parte legítima da experiência humana.
A atividade será mediada pela jornalista e assistente social Leillyanne Morais Ferreira.
Participe!
Capacitismo no ensino superior: desafios e caminhos para uma formação justa
Mediação: Leillyanne Morais Ferreira
19 de setembro, às 10h - Hub Goiás
Patrícia Ramos: Mulher com deficiência visual, ativista dos direitos das pessoas com deficiência, servidora pública federal e consultora sobre equidade e inclusão no que dispõe às condições que garantam a autonomia e protagonismo da participação social da pessoa com deficiência na sociedade

Rezende Bruno Avelar: professor da UEG Câmpus Metropolitano. É Doutor em Sociologia - UFG, na linha de pesquisa: Direitos Humanos, Diferença e Violência e Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Faz parte do Cajueiro: Centro de formação, assessoria e pesquisa em Juventudes. Professor convidado do curso de "pós graduação em Juventudes" da Faculdade Jesuíta, Belo Horizonte e coordena o NIAAF - Núcleo intersetorial de Direitos Humanos e Ações Afirmativas da UEG. Faz parte do Ser-Tão: núcleo de estudos e pesquisa em gênero e sexualidade,UFG. Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Trabalha com os temas: Gênero, Juventude, Inclusão e Direitos Humanos.
© Morpheus 2020. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.