Painel de abertura da SAU discute os caminhos para um audiovisual acessível
No dia 17 de setembro, às 8h, damos início à 14ª Semana de Cinema e Audiovisual da UEG. Neste ano, a SAU traz a proposta de discutir os desafios da construção de uma sociedade que garanta o direito à cultura para todas as pessoas.
Como ponto de partida, o painel de abertura da Semana destaca a urgência de pensarmos em um audiovisual mais acessível. Com a participação do pesquisador e consultor em acessibilidade cultural, Thiago de Lemos Santana, vamos refletir sobre o desenvolvimento e a produção de projetos artísticos e de espaços culturais capazes de incluir públicos que muitas vezes foram invisibilizados.
Em seguida, vamos acompanhar os relatos de experiência de egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, que vão contar suas experiências, enquanto pessoas com deficiência, no curso de graduação e no mercado de trabalho. Participam deste momento Victor Dorismar, Paulo Coelho Nunes e Camila Lessa.
A proposta do primeiro dia da 14ª SAU é pensar na criação, produção e veiculação em larga escala de produtos artísticos acessíveis, que permitam novos espectros de empregabilidade e promovam a representatividade autêntica, genuína e positiva de pessoas com deficiência ou neurodivergência.
Não perca!
"Por um audiovisual acessível"
Data/ Local: 17 de setembro de 2025, no HUB Goiás
Exposição: Thiago de Lemos Santana
Mediação: Ana Paula Ladeira Costa
Relatos de experiência: Victor Dorismar, Camila Lessa e Paulo Coelho Nunes.
© Morpheus 2020. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.