Como tornar sua produção audiovisual mais acessível?
No dia 17 de setembro, às 14h, no Hub Goiás, a SAU promove a oficina "Edição de Vídeo para Acessibilidade: práticas inclusivas na pós-produção".
A oficina, ministrada por Antônio Queiroz, propõe uma introdução prática ao uso da acessibilidade no cinema e no audiovisual, explorando recursos como legendas descritivas, audiodescrição e interpretação em Libras.
Serão apresentados os formatos mais comuns de entrega desses materiais e como funcionam em exibições de cinema (DCPs, dispositivos e aplicativos de sincronização) e em plataformas de streaming. Através da oficina, será possível aprender a planejar a acessibilidade desde a pré-produção, a partir de exemplos de enquadramentos, uso do espaço da tela e desenho de som que favorecem a inclusão.
Com demonstrações técnicas e exercícios práticos, a proposta incentiva os participantes a integrar a acessibilidade como parte do processo criativo e da finalização de filmes, além de ampliar a visão da possibilidade de mercado.
Para participar, inscreva-se na SAU e selecione a opção "Oficina Edição para acessibilidade".

Sobre Antônio Queiroz: diretor de fotografia, colorista e finalizador, atuando no cinema e no audiovisual desde 2011. Fundador da Setup Filmes, já trabalhou em séries de TV, curtas e longas-metragens, com experiência em direção de fotografia, color grading e finalização de projetos com recursos de acessibilidade.
© Morpheus 2020. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.