No mês em que se comemora o Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, a Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG Teccer|UEG), realiza, de 3 a 5 de setembro, o II Festival do Cerrado, na Unidade Universitária de Pirenópolis.
Com o tema “Águas, Culturas e Saberes do Cerrado”, o evento conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), resultado da participação e aprovação da UEG no edital de Fomento do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep 2025), voltado ao financiamento de eventos de grande relevância nacional.
O festival receberá palestrantes e conferencistas de diferentes instituições do Brasil – UFMG, Unesp, UFMT, UFT, UnB, entre outras –, pesquisadores com experiência em abordagens interdisciplinares e disciplinares sobre o Cerrado. A organização espera ampla participação da comunidade acadêmica da UEG, com professores-pesquisadores de vários câmpus, áreas de formação e programas de pós-graduação.
Segundo a organizadora-geral do festival, professora Poliene Soares dos Santos Bicalho (PPG Teccer|UEG), a programação é diversificada e inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, feiras de produtos e apresentações artísticas e culturais.
O evento também promove a integração entre a comunidade acadêmica, povos indígenas e comunidades tradicionais, gestores públicos e a sociedade civil. “É muito importante que toda a comunidade de alunos e professores da UEG, assim como de escolas públicas e privadas e outros de diferentes setores da sociedade civil, aproveitem essa oportunidade para saber/conhecer mais sobre o segundo maior bioma do Brasil, para efetivamente entender a importância dele para a vida de todos os seres vivos do planeta, incluindo os humanos”, reitera a professora.
Popularização da Ciência
A coordenadora do PPG Teccer, profa. Divina Aparecida Leonel Lunas, ressalta que o festival se destaca como um dos maiores eventos de divulgação e popularização da Ciência produzida no bioma, integrando a Semana Nacional do Cerrado. “O festival realizará ações de extensão com oficinas, pesquisa com a divulgação de trabalhos científicos e ensino com atividades de campo na cidade de Pirenópolis”, explica. “Aberto a toda a comunidade, é também uma ação de popularização da Ciência sobre o Cerrado e sua importância, já que em setembro comemora-se o Dia do Cerrado. Outro fator fundamental do Festival do Cerrado é receber toda comunidade tradicional deste importante território para participar das discussões e decisões que serão tomadas durante todo o evento”, completa.
As inscrições para o festival seguem abertas. Estudantes da educação básica, representantes da comunidade e interessados que não necessitam de certificado podem se inscrever gratuitamente até 3 de setembro. Para ouvintes, o valor é de R$ 25, até o dia 5 de setembro.
Inscrições e programação completa aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)