O PPGE tem a Educação como sua Área de Concentração, e está organizado e estruturado por meio de duas linhas de pesquisas, ondem estão vinculadas as disciplinas, professores e projetos de pesquisa. Além disso, é composto ainda por seminários, atividades complementares, produções acadêmicas e científicas, e demais atividades relacionadas ao curso de Mestrado.
A Área de Concentração do Programa é em Educação, compreendendo-a como expressão do trabalho, como práxis e exercício de mediação, que se estabelece historicamente nos diferentes contextos sociais e formativos em que os homens se relacionam e buscam reproduzir a própria existência. Portanto, ação humana e social que se constrói e reconstrói continuadamente, colaborando com o desenvolvimento da cultura, com a consolidação, propagação e transformação de ideias, pensamentos, conceitos, atitudes e comportamentos humanos e sociais que definem um modo de ser e estar no mundo. Tal definição foi pensada para permitir maior abrangência, colaborando como o desafio de atender diversas demandas e tipos de pesquisas, voltadas a abordar e tratar temas, ideias e conceitos complexos e que se articulam com a Educação, como a cultura, o trabalho, a formação, o desenvolvimento e as ações do Estado brasileiro, a escola e as instituições educativas, o professor e as políticas para a educação de um modo geral.
A Área de Concentração em Educação se justifica ainda nesta proposta em função da possibilidade de favorecer o desenvolvimento da educação brasileira de um modo geral e, mais especificamente, da Educação como área do conhecimento humano e científico. Área que aborda, problematiza e investiga temas e questões contemporâneas, pertinentes e complexas, que contribuem para refletir sobre as relações históricas, culturais, sociais, educacionais e políticas estabelecidas ao longo do tempo entre os homens em sociedade.
A estrutura curricular do Mestrado Acadêmico em Educação também alinha-se com os objetivos do curso e com o perfil esperado de egressos, contando com a Área de Concentração em Educação e duas linhas de pesquisa afins:
Ementa: Investigação do trabalho como princípio humano, histórico e ontológico. Análise de sua condição educativa, sua relação com a Educação e com o desenvolvimento das relações sociais e políticas. Compreensão da constituição e desenvolvimento histórico do Estado, suas funções, ações e relações com a sociedade civil nos diferentes campos das políticas sociais, como as políticas públicas e as políticas educacionais para os diferentes níveis e modalidades da Educação. Abrange ainda o debate sobre as transformações históricas das políticas para a educação no Brasil e as legislações educacionais, considerando seus impactos sobre a escola e as instituições de educação superior, as reformas políticas para a educação, a formação de professores, a profissionalização e o trabalho docente.
Ementa: Investigação do movimento de constituição da indissociabilidade entre cultura, escola e formação humana. Compreensão dos processos educativos formais em sua historicidade e sua relação com as demais instâncias de socialização, tais como família, religião, arte, direito, partidos políticos e meios de comunicação de massa, que juntas dão forma e conteúdo ao sistema cultural da sociedade ocidental contemporânea. Abrange ainda a reflexão sobre a educação escolar como experiência ética que se faz pela articulação do exercício do bem comum e respeito à diversidade.
O PPGE tem a Educação como sua Área de Concentração, e está organizado e estruturado por meio de duas linhas de pesquisas, ondem estão vinculadas as disciplinas, professores e projetos de pesquisa. Além disso, é composto ainda por seminários, atividades complementares, produções acadêmicas e científicas, e demais atividades relacionadas ao curso de Mestrado.
A estrutura curricular conta com 32 créditos no total, distribuídos nos 24 meses de duração do curso de Mestrado. Estrutura que, além de disciplinas (cada disciplina ofertada corresponde a 4 créditos), é composta por outros componentes a serem cumpridos de forma obrigatória, e que contribuirão diretamente com a formação para a pesquisa, para a produção do conhecimento e para o delineamento do projeto de pesquisa e da própria dissertação de Mestrado:
- Seminário de Pesquisa I (2 Créditos);
- Seminário de Pesquisa II (2 Créditos);
- Atividades Complementares (4 Créditos);
- Exame de Qualificação (4 Créditos);
- Defesa da Dissertação (4 Créditos).
1º semestre do curso: uma disciplina obrigatória; uma disciplina optativa (4 Créditos - Área de Concentração) dentre as que serão ofertadas por linha; e o Seminário de Pesquisa I (2 Créditos).
Total: 10 Créditos
2º semestre do curso: uma disciplina obrigatória (4 Créditos - Núcleo Comum); uma disciplina optativa (4 Créditos - Área de Concentração) dentre as que serão ofertadas por linha; e o Seminário de Pesquisa II (4 Créditos).
Total: 10 Créditos
3º semestre do curso: Exame de Qualificação
Total: 4 Créditos
4º. semestre do curso: Atividade Complementares (4 Créditos) e Defesa da Dissertação (4 Créditos)
Total: 8 Créditos
Na organização curricular as disciplinas estão organizadas em:
- Núcleo Comum, definidas como obrigatórias, compreendidas como importantes para atender à especificidade da área da Educação e aos objetivos propostos para o curso de mestrado, colaborando com a consolidação da perspectiva de formação defendida na proposta e com a formação básica do aluno, visando alcançar o perfil de egresso delimitado e almejado.
Os Seminários de Pesquisa I e II, ocorrerão respectivamente no primeiro e segundo semestres do curso. O Seminário de Pesquisa I com a função de contribuir com o debate e aprofundamentoteórico e científico que colaborem com o delineamento do objeto de pesquisa, problema de investigação, objetivos e procedimento metodológicos. E o Seminário de Pesquisa II com a função de construir seminários ampliados em que o aluno possa apresentar publicamente sua proposta de pesquisa, sua relação com o tema Educação, com a linha a qual se vincula e com a produção do conhecimento na área da Educação.
- Área de Concentração, definidas como optativas, definidas para atender as especificidades temáticas e teóricas de cada uma das linhas de pesquisa. São disciplinas que dão sustentação direta ao projeto de formação acadêmica e científica estabelecido, e aos objetivos delineados, contribuindo diretamente para o aprofundamento científico de estudos e investigações que colaborem com o desenvolvimento da formação ampla, podendo ser realizadas de acordo com a opção de cada aluno do programa, independente da linha de pesquisa a qual este se vincula.