No último domingo, 28, alunos do programa de extensão Recicla UEG do Câmpus Central de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás (CET|UEG), com sede em Anápolis, participaram de uma ação de distribuição de 200 mudas de árvores do Cerrado para os participantes da 6ª etapa do Circuito Anapolino de Corridas.
A atividade, que aconteceu no Parque Agropecuário de Anápolis, faz parte do projeto de extensão "Sustentação: educação ambiental", coordenado pelas professoras Dra. Sandra Máscimo e Dra. Maria Luísa Gomes Adorno, e conta com a parceria da Subsecretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal.
Rebeca Carolina, discente do 6º período do curso de Engenharia Civil, conta que a ação mostrou a força da união entre esporte, meio ambiente e educação. "Ver os participantes recebendo as mudas de plantas com entusiasmo foi emocionante e reforçou a importância de iniciativas que promovem sustentabilidade e conscientização ambiental. Tenho muito orgulho de ter feito parte desse trabalho ao lado das professoras Maria Luísa e Sandra Máscimo, bem como dos meus colegas de projeto, que foram essenciais para que tudo acontecesse e pelo apoio que cada um ofereceu. Foi uma verdadeira experiência de colaboração, aprendizado e impacto positivo na comunidade”, afirma Rebeca.
Recicla UEG
Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE|UEG) em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (Nupmat), o programa Recicla UEG estrutura-se em ações de curto, médio e longo prazo voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável. Sua atuação se estende tanto aos câmpus/UnUs da universidade quanto a diferentes setores da sociedade nos municípios onde a UEG está presente, por meio da implementação de práticas sustentáveis e da elaboração de planos estratégicos de gestão de resíduos.
Em consonância com as metas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Recicla UEG adota uma abordagem integrada, que busca não apenas minimizar impactos socioambientais, mas também estimular a conscientização e o engajamento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.
A iniciativa contribui para a construção de um futuro mais sustentável e, ao mesmo tempo, enriquece a formação dos estudantes, oferecendo experiências únicas possibilitadas pela extensão universitária. Dessa forma, os participantes desenvolvem pensamento crítico, adquirem habilidades práticas e fortalecem sua trajetória acadêmica e profissional.
(Comunicação Setorial|UEG, com fotos de Rebeca Carolina)