Os projetos de ensino se caracterizam pelo desenvolvimento de atividades que visam a melhoria do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação da UEG. Essas atividades são compreendidas como ações didático-pedagógicas sistematizadas que contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos discentes.
Nº |
Período |
Título do Projeto |
Resumo |
Data de Submissão |
Docente Responsável |
Curso |
531 |
2025/2 |
Práticas e métodos para o estudo e aprendizagem de gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa |
Propõe práticas e metodologias para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa orientadas pelo trabalho com gêneros textuais, conforme a BNCC, visando a formação de futuros professores com metodologias ativas e adequadas. |
27/06/2025 |
Lorrani Naiara Ferreira Carvalho |
Letras Português/Inglês |
529 |
2025/2 |
As Relações Inerentes às Práticas de Letramentos no Cenário da Educação no Cerrado |
Investiga como as práticas de letramento, compreendidas como práticas sociais de leitura e escrita, funcionam como ferramentas de emancipação e resistência de povos do Cerrado diante de conflitos socioambientais. |
26/06/2025 |
Rosilônia Pereira Dias |
Letras Português/Inglês |
489 |
2025/2 |
Literatura e Resistência: Práticas de Ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
Aborda o ensino das literaturas africanas de língua portuguesa como práticas de resistência e memória, em consonância com a Lei 10.639/03, promovendo reflexões críticas sobre herança e modos de resistência. |
20/06/2025 |
Wendel De Souza Borges |
Letras Português/Inglês |
484 |
2025/2 |
Gêneros in gêneros: análise, compreensão textual a partir do debate interseccional |
Analisa gêneros textuais a partir de perspectivas discursivas foucaultianas e interseccionais, explorando como linguagem e poder moldam corpos, identidades e modos de vida, com foco no ensino crítico de textos. |
20/06/2025 |
Bruno Henrique Machado Oliveira |
Letras Português/Inglês |
479 |
2025/2 |
Bases da Vida: práticas de ensino em biologia celular, genética e biologia molecular |
Desenvolve práticas didáticas para tornar conteúdos complexos de biologia celular, genética e biologia molecular mais acessíveis e conectados à realidade dos estudantes, superando dificuldades de aprendizagem. |
20/06/2025 |
Carlos Filipe Camilo Cotrim |
Ciências Biológicas |
416 |
2025/2 |
Essential English: Gramática, Pronúncia e Leitura II |
Visa integrar conteúdos linguísticos e pedagógicos no ensino de inglês, superando limitações de carga horária e garantindo práticas concretas e contextualizadas para a formação de professores de língua estrangeira. |
12/06/2025 |
Lidiane Rezendes Nunes |
Letras Português/Inglês |