Um momento histórico para o norte goiano: o tão aguardado Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da UEG – UnU Porangatu – iniciou suas atividades no semestre 2025/2.
Para celebrar esta ocasião, ocorreu em 04/09 a Aula Magna/Inaugural, conduzida pelo professor Fernando Bonifácio, especialmente destinada aos(as) estudantes da primeira turma.
No encontro, o professor apresentou a palestra “CONEXÕES E CARREIRA: O PAPEL DO PROFISSIONAL DE TSI NO FUTURO DA TECNOLOGIA”, destacando competências para o futuro profissional de TSI no mercado digital, além de sugerir estratégias de construção de portfólio, networking e empregabilidade. O foco central foi mostrar como o profissional de TSI atua como agente de conexão entre tecnologia, negócios e sociedade, transformando soluções em impacto real para a região do norte de Goiás e sul do Tocantins.
A noite também contou com momentos de orientação aos calouros:
•Apresentação da Biblioteca com o bibliotecário Aram Gontijo, que explicou serviços de empréstimo, acesso a bases digitais (Gnuteca e Pearson) e aos canais de atendimento remoto, essenciais para quem cursa disciplinas EAD.
•Secretaria do Curso, com a secretária Cascilene Lobato, abordando procedimentos acadêmicos, calendário, documentação, solicitações via sistemas institucionais e práticas para organização da vida acadêmica.
Reforçando a relevância do curso para o desenvolvimento regional, a coordenadora do curso, profa. Juliana Braga, também teve seu momento de fala, desejando boas-vindas aos discentes, reforçando sobre o perfil do egresso e matriz curricular previstos no PPC. Na sequência, a gestora da unidade, profa. Lucimar Marques, destacou o compromisso da UEG com a interiorização do ensino superior, a expansão da infraestrutura e o estímulo ao empreendedorismo local e à inovação tecnológica para a toda a região. A professora Lucimar afirmou que “a cidade de Porangatu e toda região sempre necessitou de profissionais específicos da área de tecnologia. A vinda do curso de Sistemas para Internet aqui para a nossa UEG permitirá que novos talentos sejam formados e lançados ao mercado de trabalho, contribuindo tanto com as empresas privadas, como com as instituições públicas, da mesma forma que aconteceu por mais de 20 anos, enquanto o extinto curso de Sistemas de Informação ainda estava ativo em nossa unidade.”
Por sua vez, o professor Fernando destacou que: “esse tipo de evento é muito importante, principalmente em um curso EAD, em formato semipresencial. Os encontros presenciais são fundamentais, pois nestes momentos é possível aprofundar conteúdos, fortalecer vínculos, ampliar o networking e conectar teoria à prática, elementos decisivos para a formação acadêmica em qualquer curso de graduação, especialmente os da área de Tecnologia da Informação.”
O evento se encerrou com um momento de integração entre os estudantes, professores e equipe técnico-administrativa, possibilitando a troca de experiências, a criação de redes de apoio e a organização de grupos de estudo para os próximos encontros presenciais.