No dia 05 de dezembro de 2023 a UEG-Palmeiras de Goiás recebeu a visita de professores e estudantes da educação básica da escola estadual Centro de Ensino em Período Integral Barão do Rio Branco (Cepi). A ação intitulada “O herbário didático como um espaço de Educação Científica e socialização de conhecimentos sobre as plantas nativas do Cerrado” está vinculada a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e visa a aproximação entre Universidade e Educação Básica.
Um total de 30 alunos do 7º ano (Ensino Fundamental Anos Finais) acompanhados pelos professores Nejma Mahmud Zakan Matos, Patrícia Pereira Venâncio Soares, Maria Francisca Vaz Dias e Lucas Calaço de Almeida realizaram a visita orientada ao laboratório Herbário Didático da UEG-Palmeiras de Goiás (Foto 01). Os visitantes foram recebidos pela Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda, pela especialista Gleiciane Silvestre (egressa do curso de Ciências Biológicas da UEG) e por estudantes da disciplina de Fisiologia Vegetal do curso de Agronomia, bem como, por bolsista do Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica (CAPES-UEG).
Foto 01
Inicialmente, a profa. Sabrina fez uma exposição teórica sobre a caracterização do Bioma Cerrado como ecossistema savânico, seguida de discussão sobre a importância do Cerrado em termos de conservação da biodiversidade, diversidade de plantas nativas e como os Herbários são utilizados no contexto da investigação científica (Foto 02).
Foto 02
Em seguida, com a supervisão dos graduandos, os estudantes da Educação Básica realizaram coletas botânicas de espécies nativas do Cerrado plantadas na área verde da UEG-Palmeiras de Goiás. Assim, foram coletadas amostras de Pequi, Cagaita, Mangaba e Caju (Foto 03).
Foto 03
No laboratório Herbário Didático os estudantes experienciaram, na prática, as etapas de prensagem e de herborização de plantas (Foto 04). Observaram ao estereomicroscópio (lupa) e ao microscópio óptico características morfológicas e anatômicas de folhas das espécies nativas do Cerrado (Foto 05).
Foto 04
Foto 05
Além disso, foi feita a exposição de informações, em áudio, sobre os diferentes usos associados às espécies nativas arbóreas do Cerrado possibilitando aos estudantes conhecer mais sobre nossa biodiversidade (Foto 06).
Foto 06
Ao final da ação, os estudantes da Educação Básica foram convidados a elaborar um registro escrito sistematizando o conhecimento que foi trabalhado durante a visita orientada. Com base no material entregue pelos estudantes podemos perceber que eles conseguiram apreender importantes aspectos que foram discutidos (Fotos 07).
Foto 07
A atividade realizada possibilitou aproximação dos estudantes com os conhecimentos científicos, com os materiais utilizados em pesquisas científicas, bem como, visou instigar a curiosidade dos estudantes da Educação Básica para conhecer mais sobre o Bioma Cerrado (conhecer para preservar!).