O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou, no último domingo, 26, a Prova Nacional Docente (PND) para os concluintes de licenciaturas em todo o Brasil. Na Universidade Estadual de Goiás (UEG), a aplicação da prova mobilizou alunos, professores, coordenadores setoriais e centrais, que acompanharam as equipes nos locais de prova em todo o estado.
Para Patrícia de Castro Ribeiro, procuradora institucional da UEG, a participação massiva na prova demonstra a relevância das ações voltadas à formação e à valorização dos profissionais da educação. "O engajamento da comunidade acadêmica reforça o compromisso da UEG com a formação docente e a valorização do magistério", afirmou.
As provas contaram com 30 questões objetivas de formação geral docente e 50 questões objetivas do componente específico da área, totalizando 80 questões. Além disso, os alunos também responderam uma questão discursiva sobre formação geral docente.
O tema da questão discursiva abordou o idadismo como desafio social e educacional.
Além da PND, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, ainda tem a avaliação prática, focada na experiência de regência durante o estágio supervisionado.




(Comunicação Setorial|UEG)