Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025 começaram no dia 3 e seguem até o dia 18 de outubro, em Natal, RN. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) participa da competição com 35 estudantes, que integram a delegação goiana e representam os câmpus/UnUs de Quirinópolis, Porangatu, Anápolis e Goiânia.
Os atletas da UEG competem em modalidades individuais, como judô, jiu-jitsu e basquete X1, e coletivas, como basquete e futsal. A participação reforça o compromisso da instituição em incentivar o esporte universitário, promovendo o desenvolvimento físico, social e acadêmico de seus estudantes.
Entre os destaques desta edição, os estudantes Robson Daniel Almeida de Oliveira, do curso de Química Industrial do Câmpus Central (Anápolis), e Rafael da Silva Gomes, do curso de Educação Física da Eseffego (Goiânia), conquistaram medalhas nas disputas de jiu-jitsu. Robson competiu na categoria peso pena, faixa azul, e Rafael na meio-pesado, faixa roxa, enfrentando atletas de diferentes estados brasileiros e levando a UEG ao pódio nacional.
Um dos medalhistas desta edição, Robson Daniel, destacou a importância do esporte universitário e o impacto pessoal de sua trajetória até os JUBs.
“Dessa vez eu vim pelo jiu-jítsu, é a primeira vez que participo do JUBs, e a minha impressão é muito boa. É uma oportunidade incrível de interação com pessoas de todos os estados do Brasil. Claro que a parte da competição também é muito importante, quero ganhar e levar essa medalha para Anápolis, para a UEG. A minha primeira arte marcial foi o karatê, porque eu sofria bullying do meu vizinho e não queria mais passar por isso. Comecei a praticar com esse objetivo, mas depois, com o jiu-jitsu, aprendi outros valores e pensamentos. Hoje sou uma pessoa mais tranquila, que enxerga as coisas de outra forma. Depois que entrei na universidade, tive várias oportunidades: conheci Caldas Novas, agora o Rio Grande do Norte, participei de ações científicas e congressos. É uma experiência muito boa para o meio acadêmico e para mim como aluno”, finalizou Robson.
Sobre os JUBs 2025
A edição de 2025 dos Jogos Universitários Brasileiros reúne cerca de 7 mil atletas de todo o país, que disputam 22 modalidades esportivas distribuídas em dois blocos de especialidades.
O Bloco 1, realizado de 5 a 11 de outubro, inclui as modalidades acadêmico, basquete X1, futebol eletrônico, handebol, jiu-jitsu, judô, League of Legends, taekwondo, Valorant, voleibol e xadrez.
O Bloco 2, de 12 a 18 de outubro, contempla basquete, Brawl Stars, Cheerleading, Counter-Strike, futsal, Free Fire, karatê, natação, natação paradesportiva, tiro com arco e wrestling.
Histórico da UEG nos JUBs
Desde 2021, a UEG participa de todas as edições dos Jogos Universitários Brasileiros.
Em 2024, a UEG também marcou presença no evento realizado em Brasília (DF), com uma delegação formada por 28 estudantes de diferentes câmpus.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Sandra Máscimo, destacou a importância da participação da Universidade na competição. “A presença da UEG nos JUBs reafirma o compromisso da instituição em valorizar o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. A UEG está entre as universidades públicas que mais promovem e fortalecem o desporto universitário em Goiás e no Brasil”, afirmou.
(Comunicação Setorial|UEG)