A cerimônia de abertura dos Jogos Universitários Brasileiros Praia (JUBs Praia) aconteceu nesta segunda-feira, 1º, na arena montada na praia de Tambaú, em João Pessoa (PB). A competição reúne representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, com mais de dois mil atletas universitários disputando 14 modalidades.
Estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Esporte e Lazer de Goiás, Rudson Rosa Guerra, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, e o presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Lusimar Santos.
Na edição passada, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) contou com apenas um representante nos jogos. Neste ano, a delegação é composta por 11 atletas, distribuídos entre modalidades coletivas e individuais.
Segundo o coordenador de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão (PRE|UEG), Álefe Souza, esse crescimento é resultado do apoio institucional. "Esse ano trouxemos 11 atletas, de modalidade coletiva e individuais. Esse crescimento ocorre de um apoio incondicional da gestão da UEG, que acredita que o desporto universitário é uma importante ferramenta que forma e prepara os atletas para vida", destacou.
A delegação da UEG é bastante diversificada e vai representar a universidade em diversos esportes. O estudante André Luiz, acadêmico de Educação Física da Unidade Universitária de Goiânia - Eseffego e atleta de basquete 3x3, ressaltou a importância da experiência nacional. "É um sentimento de gratidão e alegria, por viver uma experiência a nível nacional no esporte em que dedico a minha vida a quase 10 anos. Como acadêmico de educação física da faculdade mais tradicional do estado na área, essa vivência esportiva me dá um repertório de experiências na área em que vou atuar profissionalmente", afirmou.
Dyogo Carmo é atleta de futmesa e faz dupla com seu irmão gêmeo, Dyego, ambos estudantes de Educação Física da Eseffego. "É muito bom estar competindo mais uma vez um brasileiro universitário. Um evento que além do esporte envolve muita cultura, uma mistura de costumes de todo o Brasil. A experiência não se paga, vamos fazer nosso melhor e tentar levar mais uma medalha pro nosso estado", contou. A dupla goiana estreiou muito bem, vencendo o primeiro jogo com folga.
Durante a cerimônia, o presidente da FGDU, Lusimar Santos, ressaltou a dimensão social e formativa da prática esportiva. "O esporte é uma ferramenta de inclusão, de entretenimento, de disciplina e ainda traz saúde. O esporte e a educação devem andar juntos, porque unem mental e físico. Com a nossa delegação, mostramos a nossa capacidade esportiva educacional e posicionamos o nosso estado como um dos maiores investidores no desporto", afirmou.
(Comunicação Setorial|UEG)