Entre os dias 4 e 7 de outubro, docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram do II Congresso Internacional Estudos da Paisagem, realizado em Maceió, AL. Representando os cursos de Arquitetura e Urbanismo e o Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTeccer|UEG), estiveram presentes os professores Pedro Henrique Máximo Pereira, Deusa Maria Rodrigues Boaventura, Sandra Catharinne Pantaleão Resende e Wilton de Araújo Medeiros.
O evento, que teve como tema "Arquitetura das águas: entre urgências e travessias", reuniu pesquisadores de diversas instituições para debater a relação entre paisagem, arquitetura e meio ambiente, com foco nas dinâmicas hídricas e nas respostas às emergências climáticas contemporâneas.
Durante o congresso, os docentes da UEG apresentaram sete trabalhos, que abordaram perspectivas teóricas e empíricas sobre as paisagens urbanas e as águas no Cerrado.
A participação da equipe da UEG favoreceu a aproximação institucional com o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem (GPEP), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e ampliou o diálogo sobre as paisagens hídricas do Cerrado em relação a outros contextos brasileiros e internacionais.
Para o prof. Pedro Máximo, a participação da UEG no congresso reforça o compromisso da universidade em inserir suas pesquisas em debates nacionais e internacionais sobre arquitetura e meio ambiente. "O evento foi uma oportunidade importante de aproximação institucional com o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem da Ufal e de colocar temas pertinentes às águas urbanas no Cerrado em discussão com outros casos emblemáticos do Brasil e do mundo", afirmou.
A participação dos docentes contou com auxílio financeiro da UEG via Pró-Eventos e PPGTeccer, bem como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O caderno de resumos já está publicado e pode ser acessado aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)