Docentes e discentes do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram do XXVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), realizado entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O evento é um dos principais fóruns de discussão acadêmica sobre cinema e audiovisual no país e reuniu pesquisadores, artistas e estudantes de diversas instituições brasileiras.
Representando a UEG, participaram os docentes Ceiça Ferreira, Geórgia Cynara, Rafael de Almeida e Thaís Oliveira, além dos discentes Clara Idioriê Xavante e Luca Fraietta, que apresentaram trabalhos em diferentes seminários temáticos da programação.
A professora Ceiça Ferreira, coordenadora do curso, apresentou a pesquisa "Cineastas negras no Centro-Oeste do Brasil: políticas de coletividade e pertencimento além das telas" no seminário (Re)existências negras e africanas no audiovisual. O trabalho traça um panorama da produção audiovisual de mulheres negras na região, destacando o papel dos coletivos e das políticas públicas na consolidação dessas trajetórias.
Durante o evento, Ceiça também lançou o livro "Cinema Negro no Feminino: afeto e pertencimento além das telas", organizado por ela e pela cineasta Edileuza Penha de Souza, publicado pela Nau Editora. A obra reúne artigos e entrevistas sobre estéticas e processos criativos de cineastas negras brasileiras.
A docente Geórgia Cynara, integrante do conselho deliberativo da Socine, apresentou o trabalho "A coautoria nas trilhas de mulheres no Brasil", desenvolvido em parceria com Suzana Reck Miranda, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Debora Regina Taño, da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (Unirio). A pesquisa, que tem continuidade no Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da UEG (Teccer|UEG), investiga a atuação de compositoras de música para cinema no Brasil e o papel das mulheres na construção sonora do audiovisual brasileiro.
O professor Rafael de Almeida levou ao congresso a comunicação "Outras histórias, outras imagens: fabulação, arquivo e reexistência", que discute como o audiovisual contemporâneo pode reimaginar o passado e propor novas leituras da história. A pesquisa articula conceitos de fabulação crítica (Saidiya Hartman) e afrofabulação (Tavia Nyong’o) para analisar o uso de imagens simuladas, manipulação digital e inteligência artificial como recursos de resistência e invenção de memória.
Já a professora Thaís Oliveira apresentou o trabalho "Vétera e Micra: criação de games em ambiente universitário", resultado de seu atual projeto de pesquisa na UEG. O estudo analisa processos de criação e gamedesign desenvolvidos por estudantes, a partir dos jogos Vétera e Micra, disponíveis no site do Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys e Sons da UEG (Naufo).
Entre os estudantes, Clara ‘Rewai’õ Idioriê Xavante apresentou parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a presença de mulheres na área de maquinária no audiovisual brasileiro. O estudo, orientado pela professora Thaís Oliveira, aponta desafios estruturais e a importância de políticas inclusivas para ampliar a participação feminina nesse segmento.
O discente Luca Manso Fraietta, bolsista de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), apresentou a pesquisa "Materializações do filme-ensaio na produção audiovisual yanomami". O trabalho analisa três curtas-metragens contemporâneos produzidos por cineastas Yanomami e discute como o cinema indígena articula imagens, narrativas e modos de existência a partir de uma perspectiva ensaística e cosmológica.
(Comunicação Setorial|UEG)