Na manhã desta quarta-feira, 13, o palco do Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, recebeu a cerimônia de posse do professor Antonio Cruvinel Borges Neto para o segundo mandato como reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O ato marcou o início do quadriênio 2025|2029 para a Reitoria e também para os pró-reitores e diretores dos cinco institutos acadêmicos da universidade.
A solenidade foi aberta com a apresentação especial do Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás, que encantou o público presente. Em seguida, foi realizada a composição da mesa de autoridades, que contou com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, autoridades acadêmicas e gestores da UEG. Entre eles, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, representando o governador Ronaldo Caiado; a vice-prefeita de Goiânia, tenente-coronel Cláudia Silva Lira; a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; e o deputado estadual Virmondes Borges Cruvinel Filho, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto.
Durante seu pronunciamento, Adriano da Rocha Lima ressaltou a relevância da UEG para o desenvolvimento de Goiás, destacando a importância da regionalização da educação no estado. “A UEG é fundamental para o estado de Goiás, especialmente por levar educação de qualidade a todas as regiões. Vamos trabalhar cada vez mais para ampliar as oportunidades e fomentar a produção de pesquisas”, afirmou, finalizando com votos de boa sorte ao gestor reconduzido.
O reitor foi reconduzido ao cargo após conquistar 65,5% dos votos válidos nas eleições de 4 de junho, que contaram com a participação de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Em seu discurso, reafirmou o compromisso de manter o ritmo de avanços institucionais, fortalecendo a interiorização da universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão.“78% dos alunos dessa universidade são de famílias que ganham até três salários mínimos. Nós somos a maior política transformadora de vidas do estado. Conseguimos que o filho do trabalhador, ao passar pelas cadeiras universitárias, se torne um profissional diferenciado, alguém que trará esperança para o estado. É uma universidade que conjuga ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.
Emocionado, Cruvinel falou sobre o papel acolhedor da instituição e agradeceu a todos que acreditam na UEG “Quando assumi a reitoria em 2021, tínhamos 9.117 alunos matriculados na graduação. Hoje, temos 13.957. Avançamos: ensino de qualidade, professores concursados, e conseguimos fazer com que esse ensino chegasse a todas as regiões. Em 236 dos 246 municípios goianos há estudantes da UEG. Hoje ofertamos, de forma capilar, o ensino superior”, destacou.
Posse dos pró-reitores e diretores
Durante a cerimônia, também foram diplomados os pró-reitores e diretores dos institutos acadêmicos para o novo mandato. Retornam aos cargos a professora Sandra Máscimo da Costa e Silva, na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, e o professor Cláudio Stacheira, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
A Pró-Reitoria de Graduação passa a ser ocupada pelo professor Roberto Barcelos Souza, que afirmou: “Vejo com grande responsabilidade assumir a Pró-Reitoria de Graduação. Ela é o coração da universidade, responsável pelo zelo pelos cursos de graduação e pelas ofertas. Trabalhamos diretamente com o acesso ao ensino superior. É a pró-reitoria que trabalha direto com relação ao acesso ao ensino superior. A Universidade Estadual de Goiás tem suas características, por exemplo, na interiorização do ensino superior. Então essa responsabilidade de, além de estar nas cidades mais distantes dos centros metropolitanos, dando oportunidade ao acesso, é qualificar os cursos.”
Também foram diplomados os diretores dos cinco institutos acadêmicos da UEG, que representam as diversas áreas do conhecimento, além da professora Virgínia Maria Pereira de Melo, que representou os coordenadores de curso.
A cerimônia contou com a participação da comunidade acadêmica e de membros da sociedade em geral, que prestigiaram o evento. A solenidade foi transmitida ao vivo pela UEG TV e pode ser assistida neste link.
(Comunicação Setorial|UEG)