Foi realizada nesta sexta-feira, 8, a aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão, Projetos e Desenvolvimento Humano de Instituições de Ensino Superior, promovido pelo Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Goiás (IACSA|UEG), e que tem por objetivo capacitar os servidores técnico-administrativos, promovendo o desenvolvimento de competências voltadas à melhoria da gestão pública, ao fortalecimento institucional e à oferta de serviços mais qualificados à sociedade.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o reitor da universidade, prof. Antonio Cruvinel; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Claudio Stacheira; o diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais e Aplicadas, prof. Rodrigo Messias; e o coordenador do curso, prof. Eliseu Vieira Machado Júnior, além de servidores que vieram de diferentes câmpus e unidades universitárias para participar da primeira aula.
Em sua fala, o reitor rememorou os diferentes ciclos que todos passam em seu processo de crescimento e evolução e destacou que o MBA em Gestão, Projetos e Desenvolvimento Humano de Instituições de Ensino Superior marca o início de mais um ciclo na vida dos participantes do curso. "Estamos inaugurando hoje um novo ciclo, mas não apenas um ciclo individual na vida de cada um, e, sim, um novo ciclo na universidade. Afinal, estamos entre pares, entre pessoas que têm em comum uma função, que é fazer com que a universidade cresça, e as pessoas que precisam dela usufruam de um ensino de qualidade, uma extensão de qualidade, uma pesquisa de qualidade", destacou.
O professor Eliseu Vieira explica que o modelo do curso é inédito na instituição, já que nasceu de uma demanda específica dos próprios servidores e da gestão, e sua elaboração partiu da formação de três grupos focais, com a participação dos servidores e gestão dos câmpus e UnUs. "Todo esse esforço deve retornar para a universidade, já que a avaliação final do curso será por meio de projetos de intervenção que beneficiem a própria UEG", afirma. "E é importante que essas intervenções sejam distribuídas nos câmpus e unidades universitárias, pois temos muitos alunos do interior e buscamos esse equilíbrio", completa.
Jossandre Martins da Costa, assessor da Procuradoria Jurídica da UEG e um dos alunos do MBA, acredita que o curso vai agregar tanto para seu crescimento pessoal, quanto profissional, e quer devolver isso para a universidade. "Um curso dessa natureza é libertador para nós, pois nos liberta das amarras da falta de conhecimento, da falta de perspectiva, traz uma nova realidade para nós. E isso vai refletir na prática do dia a dia, do nosso serviço, e vamos retornar isso para toda a comunidade acadêmica", frisou.
(Comunicação Setorial|UEG)