O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-Ielt) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) promoveu, em junho, uma série de atividades de extensão na Reserva Indígena Xavante São Marcos e em Barra do Garças (MT). As ações integram o projeto “Construção coletiva de materiais didáticos para educação escolar indígena e não indígena, na perspectiva intercultural”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças.
A equipe da UEG foi composta pelo professor Ariovaldo Lopes Pereira, pelas mestrandas Leila Rodrigues dos Santos e Édina Marinho dos Santos, e pelo acadêmico de Letras Muryllo Geovanny Cardoso Vieira, bolsista do PPG-Ielt.
As atividades foram realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa local de formação de professores indígenas, fundamental para o andamento e fortalecimento do projeto.
Atividades
A equipe do PPG-Ielt visitou escolas em três aldeias da reserva para reuniões com professores indígenas, com o objetivo de discutir o papel dos materiais didáticos na educação escolar indígena. Na aldeia Namunkurá, foi promovido um encontro de formação para cerca de 40 professores Xavante de diversas aldeias. Durante o encontro, foram realizadas oficinas de elaboração de materiais didáticos produzidos pelos próprios docentes indígenas, além de atividades de artesanato com mulheres da comunidade e oficinas de sons da aldeia com as crianças.
A proposta do projeto - acolhida pelos participantes - é incorporar ilustrações, textos e atividades criadas pelos docentes indígenas na produção do material didático, reforçando a perspectiva intercultural.
A equipe também visitou três escolas da rede municipal de Barra do Garças que atendem estudantes indígenas, com o objetivo de conhecer as práticas de letramento em língua portuguesa oferecidas a esses alunos, promovendo uma maior integração linguística e cultural no contexto urbano.
Próximos passos
A continuidade das ações do projeto está prevista para setembro, com novas atividades voltadas à construção coletiva de materiais didáticos que atendam às especificidades da educação escolar indígena e não indígena, reforçando o compromisso do PPG-Ielt|UEG com a valorização da diversidade cultural e linguística.
(Comunicação Setorial|UEG)