Teve início na última segunda-feira, 4, o período para interposição de recursos sobre os pedidos de atendimento especializado para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. As devolutivas referem-se aos estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia que participarão do exame neste ano.
O estudante que teve o pedido indeferido poderá enviar nova documentação pelo Sistema Enade até o dia 8 de agosto. O resultado dos recursos será divulgado no dia 13 de agosto, também pelo sistema do exame.
Sobre o Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Enade tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso, além do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação geral e profissional.
O exame também verifica o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial, funcionando como um importante instrumento para o diagnóstico da qualidade da educação superior no país.
A participação no Enade é obrigatória para todos os concluintes dos cursos de graduação que estão listados no edital do exame. A regularidade no Enade é condição indispensável para a colação de grau e emissão de diploma.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do Inep)