Avaliar, de forma integrada, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridas pelos estudantes ao longo da graduação, tanto na dimensão teórica, quanto na prática pedagógica: essa é a proposta do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A avaliação é realizada em duas etapas: a teórica, por meio da Prova Nacional Docente (PND), e a prática, durante o estágio supervisionado ou a regência de classe nas escolas de educação básica.
Aplicação teórica
A avaliação teórica, aplicada pela PND, tem como objetivo aferir o desempenho do participante em relação aos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares nacionais de cada área avaliada. Também verifica as habilidades para se ajustar às exigências decorrentes da evolução do conhecimento. Além disso, analisa as competências para compreender temas fora do campo específico da profissão, relacionados à realidade brasileira e a outras áreas do conhecimento.
As inscrições para a PND terminam na próxima quarta-feira, 30. A aplicação terá duração total de cinco horas e trinta minutos. A parte de formação geral contará com 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva, elaboradas a partir de temas relacionados à formação de professores. Já a parte de componente específico terá 50 questões objetivas.
A questão discursiva avaliará não apenas os conhecimentos relacionados à formação de professores, mas também aspectos como clareza, coerência, coesão textual, argumentação, vocabulário e correção gramatical, conforme critérios estabelecidos na matriz de referência.
Há ainda a avaliação da prática voltada aos cursos de licenciatura. Ela integra o processo avaliativo que busca verificar os conhecimentos, competências e habilidades pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes ao longo da graduação. Diferentemente da avaliação teórica, realizada por meio da Prova Nacional Docente (PND), a avaliação da prática ocorre no contexto dos estágios supervisionados e da regência de classe em escolas da educação básica.
Questionário de Avaliação da Prática pelo estudante
O preenchimento do Questionário de Avaliação da Prática pelo estudante estará disponível no período de 4 de agosto a 28 de novembro.
Atenção: os alunos da UEG deverão aguardar as orientações do coordenador de curso, que irá informar sobre a importância do questionário, os prazos e como acessar o sistema.
Aplicação Prática
A aplicação prática está vinculada ao momento em que o estudante assume a regência de classe nas escolas de educação básica, como parte do estágio obrigatório. Para que essa etapa seja registrada como parte da Avaliação da Prática, é necessário que o estudante esteja habilitado conforme os critérios estabelecidos pelo edital do Enade.
Na UEG, a verificação da habilitação dos estudantes para essa etapa é responsabilidade do coordenador setorial do curso, que analisará a situação acadêmica e o cumprimento dos requisitos. Por isso, é fundamental que o estudante entre em contato com seu coordenador setorial para confirmar se já está apto a realizar esta etapa da avaliação.
Confira abaixo os calendários das avaliações:
Avaliação teórica (PND)
Instrumentos da Avaliação da Prática
A participação dos estudantes e dos responsáveis pelo estágio é fundamental para a validação desta etapa. O não preenchimento pode acarretar a irregularidade do estudante junto ao Enade, impedindo, por exemplo, a colação de grau.
Em caso de dúvidas, procure a coordenação de seu curso. Acompanhe os canais oficiais da Universidade para atualizações e orientações sobre o Enade 2025.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do Ministério da Educação)