A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio da Editora UEG, acaba de lançar o e-book Com ciência & arte: a práxis da pesquisa científica na promoção da popularização da ciência. Organizada pela professora e pesquisadora Andreia Juliana Rodrigues Caldeira, do Instituto Acadêmico de Ciências Biológicas e da Saúde (IACBS|UEG), a publicação apresenta experiências interdisciplinares que aproximam o público da ciência por meio de diferentes expressões artísticas.
O livro é resultado da mostra “Com Ciência & Arte”, realizada em outubro de 2022 no Espaço Ebner Galeria de Artes, em Anápolis, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O objetivo da mostra foi transformar conteúdos científicos em produções artísticas, explorando temas como Cerrado, DNA, genética, ciclo celular, mutações e câncer, além de segurança alimentar e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para refletir a diversidade de linguagens artísticas, foram produzidas fotografias, esculturas, arte viva, animações, ilustrações, aquarelas, bordados e instalações.
Dividido em cinco capítulos, o e-book reúne as eflexões e experiências da mostra. O primeiro capítulo, “Confluência entre ciência e arte: estratégias inovadoras na popularização científica”, contextualiza a mostra, seus bastidores e os públicos envolvidos. No segundo capítulo, “Natureza, cultura e arte: expressões vivas do Cerrado”, a obra evidencia a riqueza do Cerrado, apresentando a arte como um instrumento poderoso para explorar e comunicar complexidade do bioma, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental e estimula o engajamento na sua preservação.
A publicação segue com o capítulo “Do DNA à célula, uma construção coletiva do conhecimento científico”, que desmistifica a complexidade do DNA e da organização celular, ressaltando a importância de abordagens didáticas sobre o assunto. Já em “Cancer school: aprendendo mutação e câncer, com arte”, aborda a educação sobre o câncer e discute estratégias pedagógicas, entre elas expressões artísticas, para tornar acessíveis conceitos complexos relacionados ao tema. Por fim, “Popularizando a segurança alimentar do pescado: experiências colaborativas entre Brasil e Portugal” aborda a colaboração internacional como meio de promover a divulgação científica e a conscientização sobre segurança alimentar, com destaque para o combate à anisaquíase, doença provocada por parasitas presentes em peixes.
Para a professora Andreia Caldeira, o livro representa a riqueza da fusão entre ciência e arte: “Este livro celebra a riqueza de detalhes que emerge quando ciência e arte se entrelaçam, revelando conexões profundas e muitas vezes invisíveis que moldam nossa compreensão do mundo. Deste modo, com a precisão de um experimento científico, convido os leitores a adentrarem as páginas de cada capítulo, explorando minuciosamente a interseção e os vínculos que unem ciência e arte. Que esta leitura seja tão reveladora quanto uma descoberta científica e tão estimulante quanto a contemplação de uma obra de arte. Que seja uma fonte de inspiração e conhecimento, levando-os a refletir e apreciar a beleza e a complexidade inerentes à nossa existência”, destaca.
O e-book Com ciência & arte: a práxis da pesquisa científica na promoção da popularização da ciência está disponível para download gratuito no site da Editora UEG. Acesse aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)