A Comunicação Setorial da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza a divulgação oficial das candidaturas que disputam as Eleições 2025, conforme previsto para o período eleitoral. As eleições da UEG serão realizadas das 12h do dia 3 de junho às 12h do dia 4 de junho. A votação se dará de forma totalmente eletrônica, por meio do portal de Sistemas da UEG (ADMS). Em 2025, será conduzido o processo eleitoral do quadriênio 2025/2029 para reitor e diretores de institutos acadêmicos, e do biênio 2025/2027 para coordenadores de curso de graduação.
Para diretor de instituto, 10 candidatos concorrem a 5 cargos em disputa. A lista de candidatos e eleitores, além de todas as principais informações sobre o pleito, está disponível no site das Eleições UEG.
Conheça o perfil dos candidatos a diretores dos institutos acadêmicos e suas propostas de gestão. As entrevistas visam ampliar a transparência do processo e estimular o debate construtivo entre os diferentes segmentos da universidade.
A ordem de disposição obedece os critérios de registro de candidatura e a Resolução CEC Nº 5, de 6 de maio de 2025.
Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL)
Candidato: Marcos Vinicius Ribeiro
Breve descrição do candidato:
Graduado em História, com especialização em História da Educação Brasileira, mestre e doutor em História, Poder e Práticas Sociais pela UNIOESTE-PR. Fui professor da rede estadual de ensino no Paraná e diretor de escola pública. Originalmente lotado no Câmpus Sudoeste, com sede em Quirinópolis, atualmente leciono no curso de Ciências Econômicas e Geografia da UnUCSEH-Nelson de Abreu Júnior. Sou membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História, nível mestrado, do Câmpus Sul, com sede em Morrinhos.
Quais são os principais desafios da UEG atualmente e como o seu instituto pode contribuir para enfrentá-los?
A resolução CNE/CP nº 4 determinou a realização dos estágios desde o primeiro período e a extensão curricularizada dos cursos de licenciaturas nas escolas. Nesse caminho, as licenciaturas terão presença permanente no espaço escolar, colaborando para que a nossa universidade esteja de forma permanente no horizonte dos nossos futuros ingressantes. Propomos parcerias com os demais cursos para que a nossa universidade seja escolhida pelos estudantes das escolas públicas.
Como pretende manter uma gestão participativa e transparente com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes)?
Por meio da participação colegiada, divulgando com antecipação as pautas de reuniões. Já publicamos as atas de decisões no Drive abrigado pela Universidade e disponível para consulta. Nossa intenção é publicar balanços por meio de boletins informativos periódicos, com espaço para que cada curso possa colaborar e divulgar suas ações; organização de eventos para divulgação das iniciativas nas áreas da pesquisa, ensino e extensão, por meio da mediação de parcerias com campis e unidades.
Como pretende articular ações entre os diferentes cursos e câmpus/unidades do Instituto?
Os próprios desafios que envolvem o alinhamento do nosso currículo com as determinações da Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024, exigem um trabalho de articulação intensa entre cursos, câmpus/unidades e Administração Central. Costumo dizer que os institutos são a unidade na diversidade, pois os desafios regionais se somam aos desafios locais. As amostras itinerantes que propomos no nosso plano de gestão tâm essa finalidade de articulação. Parcerias com as instâncias pedagógicas locais.
Quais ações propõe para fortalecer a curricularização da extensão no seu instituto?
Prestigiar as ações exitosas, com um espaço de compartilhamento e articulação com as regionais de ensino, permitindo a presença de professores e estudantes da educação básica, é um caminho. Além disso, o incentivo aos programas de extensão, cotejando a identidade das licenciaturas nas diversas iniciativas já realizadas. Incentivo a cursinhos preparatórios; grupos de estudos e formação continuada; cursos e eventos que dialoguem com a leitura de mundo dos estudantes.
Que iniciativas pretende adotar para ampliar a oferta de pós-graduação e fortalecer os grupos de pesquisa?
Aproveitar a Portaria Capes nº 99, de 17 de abril de 2025, que dispõe sobre a oferta de programa de pós-graduação stricto sensu em forma associativa. Nossa missão é mediar a presença dos programas já existentes nas localidades em que haja demanda represada. No caso do IAEL, as regiões norte e nordeste do estado enfrentam essa dificuldade. Promover e incentivar os grupos de pesquisas descentralizados e articulados aos PPGs, visando planejar a verticalização da formação dos estudantes.
Caso eleito, como imagina que estará o Instituto ao final da sua gestão, em 2029? Quais mudanças espera ter concretizado?
Durante os primeiros quatro anos de gestão foi possível consolidar as instâncias colegiadas e estabelecer as rotinas do Instituto. Agora é preciso avançar no fortalecimento e consolidação das licenciaturas. Avalio que ao final dessa próxima gestão podemos avançar na qualidade dos cursos. Seguindo as premissas presentes no PDI da UEG, nossa intenção é mediar parcerias profícuas e duradouras para que as licenciaturas possam gozar de estabilidade e galgar disputar os melhores cenários.
Confira as propostas do candidato clicando aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)