A Comissão Eleitoral Central (CEC) e a Gerência de Tecnologia (GET) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 30, com os candidatos aos cargos de reitor, diretor de instituto e coordenador de curso para apresentar e discutir o funcionamento do Sistema de Eleição Online da instituição.
O encontro, realizado de forma online, teve como objetivo esclarecer dúvidas, apresentar detalhes técnicos do sistema e garantir a transparência e a segurança do processo eleitoral. Durante a reunião, os representantes da CEC e da GET explicaram como o sistema foi concebido, ainda em 2020, destacando o papel da equipe responsável pelo seu desenvolvimento e os recursos tecnológicos empregados para assegurar a integridade e o sigilo do voto, como o uso de criptografia.
Além disso, os participantes puderam entender o processo de emissão do relatório das zerésimas e apuração dos votos. Também debateu-se a possibilidade de publicização, por parte da Comissão Eleitoral, do status da votação por categoria (percentual de votos já realizados de docentes, técnicos e estudantes) durante o período de votação, que ocorrerá do meio-dia do dia 3 de junho ao meio-dia do dia 4 de junho.
Os candidatos também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e fazer sugestões aos integrantes das equipes envolvidas na condução do pleito.
(Comunicação Setorial|UEG)