Durante evento realizado na última quinta-feira, 15, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi contemplada com um certificado de reconhecimento por ter sido avaliada com 100% de atendimento aos objetivos do Programa de Maturidade das Ouvidorias promovido pela Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE).
Confira o resultado da UEG no Programa de Maturidade das Ouvidorias.
A ouvidora Setorial da UEG, professora Edna Duarte, recebeu o certificado, que foi entregue pelo ouvidor-geral da CGE, Danilo Borges de Carvalho.
O Programa, que foi desenvolvido para apoiar o processo de melhoria continuada na gestão das unidades de ouvidoria pública, avaliou aspectos como o acesso do público à ouvidoria; o acesso da ouvidoria a todas as áreas e departamentos técnicos da instituição; a estruturação de práticas profissionais e de processos da ouvidoria; e o controle contínuo da atividade da ouvidoria, entre outros.
De acordo com a professora Edna Duarte, o Programa de Maturidade visa a implementação de ações de aprimoramento da gestão das unidades de ouvidoria do poder executivo estadual, sendo um instrumento de referência para os gestores de Ouvidoria no processo de otimização dos objetivos, da estrutura e dos processos da ouvidoria. “Nesse sentido, a Ouvidoria UEG demonstrou que está bem estruturada para oferecer um canal seguro e efetivo para o cidadão”, afirma a ouvidora.
Ouvidoria da UEG
A Ouvidoria é um canal de diálogo no qual a pessoa pode apresentar manifestações, como sugestões, elogios, reclamações, denúncias e pedidos de informação. A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.
A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças e apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
O prazo para resposta final é de até 30 dias, no caso de elogio, reclamação, sugestão e solicitação. Já para Pedido de Acesso à Informação (LAI), o prazo é de até vinte dias, prorrogável por mais 10 dias, mediante justificativa.
A Ouvidoria da Universidade Estadual de Goiás completa 10 anos em 2022. Nesse período, já realizou 11.803 atendimentos, com 11.058 manifestações registradas. Desse total, 11.049 manifestações foram finalizadas e apenas sete estão em andamento.
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