Entre os dias 6 e 17 de abril, a coordenadora do Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG), profa. Dra. Déborah Magalhães de Barros, vinculada Programa stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (Poslli), participou do evento de encerramento do projeto "PRIN 2020 LexEcon - Um estudo transnacional e diacrônico de tratados e manuais de economia (séculos XVIII a XX). Análise intra e interlingual baseada em corpus e baseada em corpus com foco em léxico e argumentação”, na Universidade de Pisa, em Pisa, Itália.
O projeto é financiado pelo Ministério Italiano de Universidade e Pesquisa (MUR) como um Projeto de Pesquisa de Interesse Nacional (PRIN 2020). O órgão foi responsável por custear toda a viagem da docente. Durante o evento, a professora apresentou os resultados do seu subprojeto “O léxico da memória econômica e política sobre o comércio ativo da capitania de Goiás – séc. XIX – uma visão funcionalista da língua em uso”, que é vinculado ao LexEcon. Na ocasião, também se reuniu com o reitor da Universidade de Pisa, prof. Dr. Riccardo Zucchi, para a entrega da via do Acordo de Cooperação Internacional entre as duas instituições, já assinada pelo reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel.
O acordo tem como objetivo inicial viabilizar a participação institucionalizada da UEG no projeto "PRIN Economic Rhetoric and Grammar across the Atlantic: transnational intellectual networks, institutional design, translations and the circulation of the economic discourse within and across Southern Europe and Latin America (18th to 20th centuries)" (Retórica e gramática econômica através do Atlântico: redes intelectuais transnacionais, desenho institucional, traduções e circulação da economia do discurso dentro e através da Europa do Sul e da América Latina (séculos XVIII a XX)). O projeto objetiva um estudo amplo sobre questões de terminologia, linguística, argumentação e tradução em torno do discurso econômico em línguas neolatinas e envolve, entre outras, universidades italianas, espanholas e brasileiras - além da UEG, participam a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A professora Déborah Magalhães participou ainda de reuniões de trabalho para planejar atividades de cooperação entre a Universidade de Pisa e a UEG, que deverão ser realizadas nos próximos anos - todas elas ainhadas com o Plano de Trabalho do Acordo. Também palestrou como convidada no Workshop LexEcon e ministrou aulas de linguística portuguesa no Departamento de Filologia, Literatura e Linguística da instituição.
Internacionalização do Poslli
Essa foi mais uma das ações de internacionalização no âmbito do Poslli, realizada a partir das pesquisas da professora e do amplo interesse de universidades italianas pelo Português Brasileiro (PB). O foco dessas iniciativas está na promoção do ensino do PB em contexto universitário italiano, abordando não apenas a linguagem, mas também aspectos culturais, refletindo a cultura e identidade brasileiras no cenário geopolítico de Goiás, e contribuindo para a disseminação e valorização da língua e cultura brasileira.
Além disso, segundo a professora Déborah, reconhece-se o papel crucial do PB em terras europeias não lusófonas diante da crescente participação do Brasil no cenário global. Assim, explica, as descrições linguísticas resultantes dessas ações alimentam estratégias de ensino do português brasileiro em contextos não lusófonos na Europa, constituindo-se em um valioso instrumento para a difusão da cultura e língua brasileiras em âmbito internacional. Ela salienta que, em um mundo interconectado e diante de desafios interdisciplinares, a produção de conhecimento colaborativo torna-se imperativa, proporcionando benefícios tanto para os envolvidos nas pesquisas quanto para aqueles que compartilham experiências bem-sucedidas.
Essas parcerias, especialmente com a Universidade de Pisa e com a Universidade do Salento, já resultaram em diversas publicações e mobilidade de professores brasileiros e italianos. A última, “Construções de voz em interlinguagens”, foi lançada em novembro de 2024, durante o III Ciclo de Seminários em Língua e Literatura Lusófonas. Outras encontram-se em processo de publicação.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações e fotos da coordenação do Câmpus Cora Coralina)