
Nesta sexta-feira, 17, aconteceu a primeira rodada de apresentações de trabalhos via oral e a exposição dos trabalhos científicos em formato de banner, da IV edição do Congresso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (Conef). Mais de 200 trabalhos serão apresentados durante os dias de encontro, deste 50 estudantes apresentaram as pesquisas que vêm desenvolvendo em formato de pôster na UnU de Caldas Novas.
Entre eles, a aluna do quarto período do curso de Educação Física da Unidade Universitária de Porangatu, Isabella Tavares, apresentou o trabalho “As Políticas Públicas de Lazer da Pessoa Idosa: Uma Análise Documental no Município de Porangatu, Goiás”. A estudante destacou a importância de participar de um evento como o Conef.“É bom porque leva a gente para fora da universidade, tira a gente da sala de aula, faz a gente conhecer pessoas novas e nos dá a possibilidade de mostrar o que estudamos e o que nós, universitários, e essa prática temos a oferecer”, afirmou.
A mestranda uruguaia Lucía Santos também participou das apresentações, compartilhando a pesquisa que desenvolve nas escolas do Uruguai, onde já atua como profissional de Educação Física. O trabalho, intitulado “Ginástica Esportiva no Ensino Superior no Uruguai”, é desenvolvido na Universidade da República do Uruguai. Para ela, o evento é uma oportunidade valiosa de debater o tema e trocar experiências com pesquisadores brasileiros.
A professora Paula Chiés, docente do curso de Educação Física da Unidade Universitária de Porangatu, ressaltou a relevância do evento para a formação dos estudantes. Segundo ela, “nessa quarta edição do Conef, a gente já passou por um ciclo. A proposta do evento é percorrer todas as unidades, e agora o Eseffego está encerrando para que o congresso volte a circular entre as demais unidades. Esse ciclo impacta bastante no processo de formação dos alunos, porque muitos acompanham o evento desde as primeiras edições. Eles começam assistindo, ouvindo outros alunos se apresentarem, até chegar o momento de apresentarem seus próprios trabalhos”.
A docente destacou ainda que o Conef proporciona espaços para que os estudantes compartilhem experiências de estágio, PIBID e programas de bolsas. Ela explicou que o evento tem sido um importante meio de incentivo à prática acadêmica: “Agora retomamos na UEG o PIBID, que antes estava mais centrado na residência pedagógica. Hoje temos novamente um programa forte, e muitos trabalhos apresentados estão relacionados a essas experiências”, completou.
As apresentações de trabalhos do Conef seguem até este sábado, 18. A IV edição do Conef é realizada em conjunto com o XI Congresso Nacional de Ginástica para Todos (ConGPT) e segue com programação até domingo,19, com atividades que incluem apresentações e mesas temáticas.
Confira as fotos do evento aqui.
(Comunicação Setorial | UEG)