Na manhã da última quinta-feira, 16, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) sediou o último ciclo do programa “Fapeg Itinerante”, realizado no auditório da Reitoria, em Anápolis. A iniciativa integra as comemorações dos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que serão celebrados em dezembro deste ano.
O evento reuniu gestores, pesquisadores e servidores da UEG e da Fapeg em um momento de integração e diálogo institucional que teve como objetivo aproximar a instituição da comunidade científica, ampliando o diálogo e fortalecendo parcerias para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no estado de Goiás.
Estiveram presentes o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Claudio Stacheira; o presidente da Fapeg, professor Marcos Fernando Arriel; o chefe de Gabinete da Fapeg, Henrique Matias Troncoso Chaves; o diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, Vanderlei Veget Cassiano Lopes Júnior; e a diretora de Gestão Integrada da Fapeg, Lorena Raquel Feliciano de Faria Peixoto.
Durante o encontro, representantes das duas instituições destacaram a importância da integração entre a Fapeg e a UEG para o fortalecimento da pesquisa científica e da pós-graduação em Goiás. A programação incluiu momentos de diálogo, troca de experiências e corroboração de parceria, evidenciando o papel estratégico da ciência e da inovação para o desenvolvimento do estado.
Na ocasião, o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou que a universidade e a fundação são instituições irmãs e parceiras fortes, ligadas pela mesma estrutura administrativa estadual. "O ano de 2025 é um marco histórico da relação da fundação com a UEG e tenho certeza que esse projeto estruturante vai marcar a uma nova fase da relação da UEG com a Fapeg", afirmou.
De acordo com o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel, o encontro foi simbólico e de grande relevância para a universidade. “Receber o programa Fapeg Itinerante é motivo de alegria para nós, pois representa o fortalecimento de uma parceria que já vem gerando resultados concretos. A aproximação entre a UEG e a Fapeg tem possibilitado ampliar o apoio à pesquisa e à pós-graduação, e este diálogo é essencial para pensarmos juntos o futuro da ciência em Goiás. A Fapeg é uma instituição fundamental para o desenvolvimento da pesquisa, da inovação e da extensão, não apenas no meio acadêmico, mas para toda a sociedade goiana”, ressaltou o reitor.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, prof. Claudio Stacheira, o evento materializa o processo de articulação da parceria que está sendo construída desde 2021. "Hoje nós temos resultados efetivos dessa articulação na forma de fomento financeiro que a Fapeg está destinando para a pesquisa e pós-graduação e inovação na UEG", destacou.








(Comunicação Setorial|UEG)