A Universidade Estadual de Goiás (UEG) registrou avanço significativo na Avaliação Quadrienal 2021–2024 dos programas de pós-graduação stricto sensu, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado parcial, divulgado na última segunda-feira, 12, aponta crescimento de cerca de 45% no desempenho dos mestrados e doutorados da universidade, com a elevação de notas e a ampliação do número de cursos com conceito 5, reforçando a importância da UEG no cenário nacional da pesquisa e da pós-graduação ofertadas em cidades do interior.
Além do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (Renac), a UEG passou a contar com nota 5 no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG Ielt) e no Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG Teccer).
Também merece destaque o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), que oferta o mestrado acadêmico em Educação na Unidade Universitária de Inhumas e que, em sua primeira participação na Avaliação Quadrienal da Capes, alcançou nota 4.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, professor Claudio Stacheira, atribui o avanço ao amadurecimento da pesquisa na universidade, destacando que a pós-graduação é, fundamentalmente, formação por meio da pesquisa. Segundo ele, o desempenho alcançado na Avaliação Quadrienal é resultado de um conjunto de ações estruturantes adotadas ao longo dos últimos quatro anos.
Entre os fatores determinantes, o pró-reitor destaca a competência das pesquisadoras e pesquisadores e os investimentos realizados a partir da política própria de fomento da UEG. “Esse resultado reflete a competência e a maturidade dos colegiados de curso de pós-graduação da UEG e a sua confiança nas condições para a promoção da pesquisa na UEG. Entre 2021 e 2025 fizemos expressivos investimentos, na ordem de 65 milhões de reais, refletidos no avanço dos indicadores divulgados pela Capes. Isso envolveu o fomento financeiro aos programas de pós-graduação, aos projetos de pesquisa e o incentivo à permanência discente, a partir do programa próprio de bolsas para pós-graduação”, salienta.
Internacionalização
Stacheira destaca ainda o fortalecimento institucional da pós-graduação, associado à ampliação da visibilidade dos programas, ressaltando as missões internacionais realizadas por programas de pós-graduação ao longo dos últimos quatro anos, financiadas pela própria universidade.
De acordo com o pró-reitor, esse movimento incluiu ainda o engajamento dos programas em projetos estruturantes, centros de excelência, redes de pesquisa e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), além da modernização da infraestrutura científica. Ele cita como reflexos desse processo a equipagem de laboratórios e o aumento da participação da pós-graduação da UEG em editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). “Os resultados divulgados agora são fruto do trabalho desenvolvido por pesquisadores e pesquisadoras em cada um dos programas de pós-graduação da instituição. É um processo coletivo de planejamento e amadurecimento institucional da pesquisa e da pós-graduação na nossa universidade. Quatro anos dedicados a isso, com articulação inclusive dentro da Capes para dar visibilidade à UEG e estruturar normas nacionais que contribuem com a qualidade da pós-graduação dentro da universidade. Agora estamos vendo os primeiros resultados desse trabalho, iniciado em 2021”, afirma.
Conhecimento científico e cultural do Cerrado
A coordenadora do PPG Teccer|UEG, professora Divina Lunas, destaca que o desempenho do programa reflete o empenho e a dedicação de um colegiado que tem atuado de forma contínua na promoção do conhecimento científico, tecnológico e social para o estado de Goiás e para o Brasil, com foco no Cerrado. “Destaca-se neste quadriênio a atuação da profa. Poliene Soares dos Santos Bicalho, que coordenou o programa durante todo o ciclo avaliativo, com incentivos e fomento para que todo o colegiado trabalhasse de forma conjunta e unida, por meio de comissões e grupos de trabalhos, composto por docentes e discentes”, avalia.
Outro fator considerado fundamental é a participação dos discentes nas ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Teccer. “A união entre toda a comunidade do programa é o grande diferencial dos trabalhos que executamos. Avançamos e avançaremos em direção à nota máxima”, destaca a professora, ressaltando o apoio da UEG e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. "Esse apoio institucional é um dos maiores avanços que tivemos na UEG. Recursos e editais específicos para os programas garantiram a qualidade dos programa", reitera.
Na mesma linha, a coordenadora do PPG Ielt, professora Viviane Silvestre, ressalta o fortalecimento da trajetória acadêmica do programa. "A elevação da nota do PPG Ielt na avaliação da Capes é resultado de um trabalho coletivo, construído com seriedade ao longo dos últimos anos. Destaco o comprometimento de docentes, discentes, egressos/as e da equipe técnico-administrativa, bem como o fortalecimento da produção acadêmica, da formação discente e da inserção social do programa. Esse avanço reafirma a maturidade do PPG Ielt e o compromisso da UEG com uma pós-graduação pública, de qualidade e socialmente referenciada.”
Próximos passos
Entre os próximos investimentos previstos para a pós-graduação da UEG, o pró-reitor Claudio Stacheira destaca a continuidade do fomento a projetos de pesquisa, laboratórios e programas de pós-graduação e sua regionalização, além do incremento da infraestrutura e do apoio estudantil, com ampliação do número de bolsas. Também estão previstas a construção física de centros regionais de pesquisa e inovação, o fortalecimento dos programas para atuação multicampi e a retomada da agenda das pós-graduações lato sensu na universidade. Segundo ele, essas novas ações devem atuar de forma gradual como indutoras da criação e consolidação de novos programas de pós-graduação stricto sensu na UEG, visando implantar programas em áreas acadêmicas ainda em consolidação, criar novos cursos de doutorado e cumprir a missão da UEG para o desenvolvimento de Goiás.
(Comunicação Setorial|UEG)