
O último domingo(23) foi marcado por um momento decisivo para o Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Jataí. Ao todo, 14 estudantes concluintes participaram da edição 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado no Colégio Estadual Serafim de Carvalho, instituição que recebeu os universitários para a aplicação da prova.
Os estudantes da UEG Jataí chegaram ao local de prova demonstrando comprometimento e consciência acerca da importância do exame para o fortalecimento do curso. A Logística, área estratégica para o setor produtivo e para o desenvolvimento regional, exige profissionais cada vez mais preparados para atuar em processos de armazenagem, transporte, distribuição e gestão da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, o desempenho no ENADE reflete não apenas a formação individual dos alunos, mas também a qualidade do ensino ofertado pela instituição.
O coordenador do curso, professor mestre Christiano de Oliveira e Silva, destacou o comprometimento dos alunos. Para ele, o ENADE representa uma oportunidade de consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela unidade, além de posicionar o curso no cenário estadual e nacional.“A participação dos nossos estudantes no ENADE é fundamental para avaliarmos o quanto avançamos e onde ainda podemos melhorar. Trata-se de um instrumento que fortalece a qualidade do curso, evidencia o empenho dos alunos e da equipe docente e contribui diretamente para o reconhecimento da UEG Jataí como referência regional em formação na área de Logística”, afirmou o coordenador.
O ENADE
O exame é um dos principais instrumentos de avaliação do ensino superior no Brasil, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Seu objetivo é medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades adquiridas ao longo do curso. A participação dos concluintes é obrigatória e fundamental para que os cursos mantenham sua regularidade acadêmica e continuem integrados às políticas públicas de educação superior.