Na manhã da última quarta-feira, 10, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participou da premiação do Programa de Compliance Público (PCP) do estado de Goiás, concedido pela Controladoria Geral do Estado (CGE|GO). A premiação reconhece as ações das pastas em 4 eixos: ética e responsabilidade, governança, ouvidoria pública e transparência e reuniu representantes de todos os órgãos da administração estadual, autarquias, empresas públicas e de economia mista.
A UEG recebeu o selo diamante nas categorias Ética e Reponsabilidade, Ouvidoria Pública e Goiás + Transparente, o nível mais alto de reconhecimento da premiação. A universidade ainda recebeu o selo prata na categoria Governança.
O controlador-geral do estado de Goiás, Marcos Tadeu, destacou a participã cidadã e a importância do controle social pela população. "Quando se fala de compliance público, nós não estamos falando apenas de metodologias burocráticas, nós estamos falando de implementação de medidas que melhoram diretamente a cultura e os procedimentos das organizações, além das relações institucionais", afirmou.
Para a gerente de Ouvidoria da UEG, profa. Edna Duarte, "é um prêmio que mostra que a universidade está no caminho certo, trabalhando com ética, com transparência, dando voz ao cidadão no tratamento das suas manifestações. Esse troféu é dedicado a todos os servidores e a toda comunidade da UEG que entende que somente com a ética e transparência podemos nos desenvolver como instituição pública", disse.
Segundo o coordenador da Secretaria Executiva de Compliance e gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEG, prof. Murilo Sérgio Vieira Silva, o resultado confirma a institucionalização das ações de compliance. "A premiação ressalta e reforça o compromisso da universidade com as entregas - de ensino, pesquisa e extensão - a toda a comunidade acadêmica de forma ética, responsável, transparente e com uma boa gestão de riscos", afirmou.
O prêmio
O Prêmio Goiás Mais Transparente foi criado em 2019 como uma iniciativa da CGE|GO para avaliar e estimular práticas de transparência ativa e acesso à informação entre os órgãos e entidades do Estado. Desde então, a metodologia da premiação passou por aperfeiçoamentos normativos e técnicos, consolidando-se como um dos principais indicadores de boas práticas de governança pública em Goiás. Em edições anteriores, a UEG já havia demonstrado avanços significativos, alcançando 100% no ranking de transparência em 2022, ano em que recebeu o Selo Ouro.
Em 2025, a avaliação passou a classificar os órgãos conforme selos de excelência, sendo Nível Diamante concedido às instituições que alcançam entre 95% e 100% dos critérios avaliados. Nesta edição, todos os órgãos participantes da Categoria I atingiram esse nível máximo, incluindo a UEG, que conquista o Diamante pelo segundo ano consecutivo.
(Comunicação Setorial|UEG)