Esse catálogo é resultado da pesquisa de Jordana Pereira de Moraes, discente do curso de história da UEG (UnU Itapuranga), intitulada "O fiar e o tecer: narrativas e memórias de mulheres do Xixá e a construção de um mapeamento do patrimônio cultural local" (PIBIC/CNPq), a qual integra o projeto de pesquisa “Cartografia participativa e colaborativa do patrimônio cultural: por uma reflexão geográfica da patrimonialidade”, coordenado pela Profa. Dra. Luana Nunes Martins de Lima. Nele, propõe-se a construção de um processo de identificação, mapeamento e catalogação do acervo patrimonial do município de Itapuranga (Goiás), contemplando referências culturais locais ainda não atendidas por políticas do patrimônio, por meio de uma cartografia participativa e colaborativa e com base no Manual de Aplicação de Inventários Participativos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2016).
Os ofícios da fiação e da tecelagem artesanal são saberes historicamente desenvolvidos e transmitidos entre gerações, sobretudo, por mulheres rurais, que se ocupavam desde o plantio do algodão até o último processo, que é a urdidura e a trama do tecido. No passado, a atividade da fiação era um pré-requisito para o casamento para a produção do enxoval doméstico e servia para a complementação da renda familiar, por meio da qual se produzia cobertas, lençóis, toalhas, calças, camisas, entre outros, para uso próprio, de sua família e para a comercialização na região.
Atualmente, no município de Itapuranga, encontra-se um grupo de mulheres bastante expressivo que preserva o saber-fazer da fiação e da tecelagem manual, ainda que com muitas limitações e mudanças em relação à forma como o mesmo era realizado no passado.
O principal objetivo deste catálogo é contribuir para o registro, tanto do saber-fazer enraizado no município, quanto das histórias de vida dessas mulheres, contemplando este saber-fazer como um patrimônio cultural, com vistas à sua valorização. Além disso, também buscou-se dar ênfase às memórias e narrativas do grupo de fiandeiras e tecedeiras, evidenciando seu papel como sujeitos produtores da história e da identidade do Xixá.
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