Um Laboratório de Ensino de Matemática pode gerar múltiplas situações inesperadas no processo de ensino-aprendizagem e contribuir na formação qualitativa e continuada tanto de acadêmicos quanto de professores posto que seja uma possibilidade diferenciada de ensino. Enriquece a prática docente e oportuniza interações, compartilhamento e confronto de ideias. Aumenta nível intelectual, desenvolve pensamento teórico e crítico que resulta na excelência de uma instituição de ensino.
Nesta ideia o Laboratório de Ensino de Matemática (LEMIP) caracteriza-se como laboratório de ensino no processo de instrução, compartilhamento e trabalho colaborativo. Tem papel integrador e aglutinador de todos os atores que atuam nas disciplinas pedagógicas. É lugar de campo de ideias.
No assessoramento a professores podem ser ministrados cursos de pequena duração, servindo assim na formação continuada de professores, fomentando a monitoria e também a pesquisa por novos materiais pedagógicos. Serve também como espaço para estudo, pesquisa e experimentações para os alunos. Foi criado no dia 14 de abril de 2012.
Os recursos didáticos do LEMIP são utilizados em aulas e também emprestados a acadêmicos e professores para uso nas escolas campo, em atividades de: Estágio, Projetos de Extensão, Projetos de Pesquisa e em eventos e oficinas ministradas por professores ou alunos do Curso de Matemática.
Quando há disponibilidade de monitores (bolsista permanência) eles devem acompanhar o uso do laboratório, sendo, junto com os usuários, responsáveis por zelar pelo espaço e equipamentos.
Entre os objetivos do LEMIP, se destacam:
Os recursos do laboratório devem ser socializados com os integrantes do Curso de Matemática para o seu uso e familiarização. Logo tem organização e normas. Dentre elas fazer o cadastro de usuários para empréstimos de livros e materiais didáticos, organização de eventos, desenvolvimento de projetos etc.
Quanto ao empréstimo de materiais o acadêmico ou o professor que faz a retirada do material do LEMIP registra em um Caderno de Empreśtimos o quantitativo de cada recurso retirado, data e assina o livro. Os recursos retirados do LEMIP devem ser devolvidos a cada 15 dias e renovado o empréstimo por mais 15 dias e assim sucessivamente, em função da necessidade. O uso do LEMIP para outras instituições ou pessoas físicas é feito, conforme disponibilidade, mediante solicitação por meio de ofício e aprovação do colegiado de Curso.
Local: Sala 19b
Responsáveis: Coordenador do Curso de Matemática e professores de Estágio Supervisionado.