Ao estabelecer um diálogo entre os fundamentos da linguística Textual (LT) e os da Análise do Discurso (AD), consideraremos a produção textual como uma prática que circunscreve não apenas o manejo de materialidades da língua. Nesse sentido, somos interpelados a pensar o “texto” a partir de sua dinâmica verbal, o que é decisivo para não reduzi-lo a um produto concluído e acabado, para principalmente compreendê-lo como um processo entre interlocutores. Nessa perspectiva, partimos do pressuposto de que os sujeitos enunciadores (alunos) apresentam, de certo modo, saberes acumulados sobre a língua portuguesa e que podem ser manipulados, (in)conscientemente, no ato da produção e interpretação textual. Consideramos que o ensino de língua portuguesa (língua materna) deve propiciar ao aluno fluência na língua em que já é enunciador. Entendemos por fluência, a capacidade de interpretar e de textualizar em inúmeros gêneros discursivos. Com isso, pretendemos fortalecer a ideia de que a compreensão/escritura se dá não só por aspectos linguísticos, mas também por conhecimentos adquiridos pelos interlocutores e que os atravessam nas práticas de manejo da linguagem como, por exemplo, as inferências (Koch, 2006). É preciso pensar que os elementos exteriores ao texto incidem sobre ele, produzindo (ou não) sentidos.
Para este projeto, denominado “Leitura e Produção Textual” optamos por trabalhar com os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. E traçamos, como objetivos gerais, incentivar os alunos à docência e propiciar um primeiro contato dos alunos do Curso de Letras com o ensino-aprendizagem de produção/interpretação textual a partir dos campos teóricos da LT e da AD. Em relação a esses objetivos, recortamos outros específicos, a saber: (i) trabalhar os mecanismos de coesão e coerência; (ii) demonstrar elementos de referenciação textual (anáfora, catáfora e dêiticos); (iii) trabalhar relações de intertextualidade; (iv) evidenciar efeitos de sentidos e de memória discursiva; (v) evocar os alunos a tomadas de posição em relação ao que escrevem/interpretam...
|
Coordenação: Liliam de Oliveira E-mail: liliam.oliveira@ueg.br |