CONHEÇA A EQUIPE DE CURADORIA DO VII IFIDEVIDULA
Maria Neli Costa Neves
Doutora em Multimeios (UNICAMP), mestre em Ciência da Arte (UFF), bacharel em Comunicação Social - Cinema e Jornalismo (UFF). Possui ampla trajetória em cinema e televisão, em particular nas áreas da edição, direção e continuidade. Atua também como professora de história e linguagem de cinema, continuidade e roteiro cinematográfico.
Jadson Figueiredo Jr.
Bacharel em Comunicação Social/ Audiovisual pela UEG em 2016. Atua como cinegrafista, editor e diretor audiovisual. Produziu videoclipes (Comatose – 2015), documentários (A história perdida dos doentes do amor, 2021 e Art Dèco oculto, 2022) e teaser publicitários. É produtor de programas semanais para o canal boboaudiovisual®, pesquisador musical e autor do livro “Das cores ao século XXI: uma história do post-punk em Goiânia”. Foi membro do júri da 6ª. edição do IFIDEVIDULA em 2023.
Dan Kamenach
Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC Goiás (2010), Pós-Graduado em Cinema e Comunicação Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (2018), Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing pela Universidade Federal de Goiás (2012) e Pós-Graduado em Produção Audiovisual e Mídias Digitais pela Faculdade Sul-Americana (2017).
Desde 2011 é sócio proprietário na produtora KAM FILMES a qual atua como Diretor de Cena, Diretor de Produção, Produtor Executivo e Roteirista. Dirigiu, produziu e roteirizou centenas de filmes publicitários, corporativos e comerciais de TV. Já trabalhou como Assessor de Imprensa na Comunicação Sem Fronteiras, foi Diretor de Arte na Embratel, nas agências Marques Comunicação, Gmais Publicidade, e Designer/Roteirista na Múltipla Comunicação, OM&B Propaganda e na InterFilmes.
Nos segmentos de cinema e TV, trabalhou na produção de diversos curtas-metragens, longas-metragens, programas de TV e documentários. Em destaque foi Produtor Executivo e Proponente na série indígena documental de TV "Amanajé - O Mensageiro do Futuro" e na série ficcional de TV, "Meu Skate Não é Enfeite", ambas contempladas através de recursos do FSA pelo edital da Ancine (2014) de exibição nas Tvs Públicas de todo o Brasil filiadas à EBC. Dirigiu e escreveu também os curtas-metragens de ficção, "Aquele Taxi” (2017) exibido no Cine Cultura o western "Um Conto de Réis” (2018) licenciado para o Canal Brasil e o suspense “Arapucas” (2020) licenciado para o Sesc TV.
O trabalho mais recente que está desenvolvendo é a direção, produção e roteirização da websérie “Espalhe Energia Verde” sobre energia eólica e solar realizada para a Enel Green Power que é uma das empresas da holding Enel. Atualmente trabalha também no documentário indígena “Narradores do Xingu” em fase de distribuição, encomendado pelo Instituto Majuriká e Governo Federal, e na produção da série educativa de ficção “Só Vem” que tem temática sobre os ODSs da ONU, licenciada para o canal de TV Sagres Educa.
Pedro Diniz
Possui mestrado no Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG), Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Pós Graduação em Relações Internacionais pela PUC-Goiás. Recentemente exerceu a função de professor no Instituto Federal de Goiás - Campus Cidade de Goiás nos cursos: Bacharelado em Cinema e Audiovisual e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo, atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo documentário, produção audiovisual, vídeo experimental e vídeo ficção.
Como educador, lecionou no curso de Comunicação Social - Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, no curso Tecnológico Fotografia e Imagem da Faculdade Cambury e no curso Publicidade e Propaganda da FASAM. É idealizador e coordenador geral do projeto Festival de Cinema e Memórias Cerratenses edição 2021 e 2022 patrocinado pela Lei Aldir Blanc, recentemente realizou os projetos Carreiros de Goiás - filme de longa-metragem e Goiás Histórias Mais - repositório virtual de vídeos sobre as manifestações da cultura popular de Goiás, com apoio da Lei Paulo Gustavo. É sócio diretor da empresa Altosplanos Produções Audiovisuais estabelecida na Cidade de Goiás, desde 2003.
FILMOGRAFIA:
Documentários: Carreiros, candeeiros e seus carros de bois em romaria para Trindade (2025), Desde Sempre (2023), Cavalhadas de Corumbá de Goiás (2023), Entre Diálogos Patrimoniais (2022), Dona Noêmia (2018), Lavando a Alma (2008), O Povo e o Seu Lugar (2005), Nota Prévia (2005), Dilúvio Vermelho (2001), Transposição do Rio São Francisco (1999), Dar Realidade ao Sonho (1999), A Janela (1998), Bazulaques de Feira (1997), A Viajandeira do Som (1996).