O Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio realizou nos dias 14 a 16 de maio o II Seminário Internacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e II Encontro de Egressos do PROMEP-UEG, com a temática "Por uma perspectiva decolonial do patrimônio: desafios contemporâneos". O evento foi realizado nas dependências da UEG Cora Coralina, na cidade de Goiás, com parte das atividades realizada em outros locais de interesse na cidade, como o Palácio Conde dos Arcos e o Museu de Arte Sacra Boa Morte .
A programação do evento contou com cerca de 50 participantes divididos nos três dias de evento, entre discentes e egressas/os da Graduação e do Mestrado da UEG, além de estudantes de outras instituições e da comunidade em geral. Foram apresentados diversos trabalhos acadêmicos em mesas compostas por coordenadoras/es e avaliadoras/es de Universidades de todo o Brasil, como da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Mranhão, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal de Jataí, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, entre outras.
Entre as/os palestrantes, destaca-se a conferência de abertura, proferida pela profa. Simone Scifoni (Universidade de São Paulo), intitulada "Patrimônio natural: da crítica ao colonialismo à necessidade da natureza". Ainda, foi ministrada a conferência internacional do evento pela profa. Verónica Stáffora (Universidad de Buenos Aires-Argentina), com tema "‘Casa con muchas puertas’: la formación en Gestión patrimonial hoy". Por fim, a conferência de encerramento foi proferida pelo prof. Átila Bezerra Tolentino (Instituto Brasileiro de Museus), que dialogou acerca das "Epistemologias e práticas da educação patrimonial: conceitos, usos e ressignificações".