Professor da Universidade de Tübingen, na Alemanha, profere palestra no PROMEP/UEG
No dia 13 de junho de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio da Universidade Estadual de Goiás recebeu Fabrício Ferraz Gerardi, professor da Universidade de Tübingen, na Alemanha. O prof. Fabrício ministrou a palestra "O patrimônio linguístico dos povos indígenas em risco", discorrendo sobre a língua como patrimônio cultural dos povos indígenas, refletindo sobre os processos de extinção de línguas indígenas e das estratégias de preservação desenvolvidas.
O prof. Fabrício Gerardi dissertou em sua palestra sobre suas pesquisas, que combinam descrição linguística, revitalização de línguas indígenas brasileiras — com foco nas línguas Bororo e Xavante — e métodos computacionais aplicados à análise linguística. Abordou sua atuação direta na classificação filogenética de línguas sul-americanas por meio de métodos quantitativos e no desenvolvimento de ferramentas digitais como dicionários online, corpora anotados, gramáticas pedagógicas e aplicativos educacionais, em colaboração com comunidades indígenas e instituições regionais.
A referida palestra foi realizada presencialmente com a turma 2025 do PROMEP/UEG e transmitida virtualmente em tempo real pelo Canal do PROMEP/UEG no YouTube, registrada sob o link:
https://www.youtube.com/watch?v=ZKcgTJDIoz4
Fotos: PROMEP/UEG